O fermento de pão é formado por leveduras — fungos unicelulares da espécie Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é responsável por deixar a massa do pão e de outros produtos mais leve e macia graças à sua capacidade de realizar a chamada fermentação alcoólica.
Na fermentação alcoólica, ocorre a degradação da glicose e a produção de álcool e gás carbônico. É o gás carbônico que se acumula na massa e expande-a, ou seja, deixa-a bem maior que seu volume inicial.
Nesta proposta de aula vamos analisar a célula do levedo no microscópico. Veja a seguir o material necessário para a sua realização:
- Fermento de pão;
- Água morna;
- Açúcar;
- Violeta genciana;
- Lâmina;
- Lamínula;
- Microscópio;
- Bico de Bunsen ou outro material que forneça uma chama.
Primeiramente o fermento de pão deverá ser dissolvido em água morna. Após esse procedimento, deve-se colocar açúcar e esperar cerca de 15 a 20 minutos. Pegue uma gota do material preparado, coloque sobre a lâmina e cubra com uma lamínula para a observação da célula do levedo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Após desenhar a imagem observada e anotar os resultados analisados, inicie a fabricação de uma nova lâmina. Para essa lâmina, você deverá colocar uma gota do material e passá-la sobre uma chama para que o material seque e fique fixado.
Coloque sobre a lâmina o corante violeta genciana e aguarde cinco minutos. Feita a coloração, lave a lâmina em água corrente rapidamente, cubra a lâmina com a lamínula e analise novamente ao microscópico. É fundamental que todas as esquematizações sejam realizadas.
Boa aula!
Por Ma. Vanessa dos Santos