Aula prática com a célula do levedo

Estratégias de ensino-aprendizagem

Para exemplificar o tema fungos e fermentação, o professor pode realizar uma aula prática com a célula do levedo.
PUBLICIDADE

O fermento de pão é formado por leveduras — fungos unicelulares da espécie Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é responsável por deixar a massa do pão e de outros produtos mais leve e macia graças à sua capacidade de realizar a chamada fermentação alcoólica.

Na fermentação alcoólica, ocorre a degradação da glicose e a produção de álcool e gás carbônico. É o gás carbônico que se acumula na massa e expande-a, ou seja, deixa-a bem maior que seu volume inicial.

Nesta proposta de aula vamos analisar a célula do levedo no microscópico. Veja a seguir o material necessário para a sua realização:

- Fermento de pão;

- Água morna;

- Açúcar;

- Violeta genciana;

- Lâmina;

- Lamínula;

- Microscópio;

- Bico de Bunsen ou outro material que forneça uma chama.

Primeiramente o fermento de pão deverá ser dissolvido em água morna. Após esse procedimento, deve-se colocar açúcar e esperar cerca de 15 a 20 minutos. Pegue uma gota do material preparado, coloque sobre a lâmina e cubra com uma lamínula para a observação da célula do levedo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após desenhar a imagem observada e anotar os resultados analisados, inicie a fabricação de uma nova lâmina. Para essa lâmina, você deverá colocar uma gota do material e passá-la sobre uma chama para que o material seque e fique fixado.

Coloque sobre a lâmina o corante violeta genciana e aguarde cinco minutos. Feita a coloração, lave a lâmina em água corrente rapidamente, cubra a lâmina com a lamínula e analise novamente ao microscópico. É fundamental que todas as esquematizações sejam realizadas.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Saccharomyces cerevisiae observados em microscópio
Saccharomyces cerevisiae observados em microscópio
Artigos Relacionados
Com um jogo para ensinar as organelas celulares, você permitirá que seus alunos aprendam divertindo-se. Confira!
Saiba como usar a observação de fungos para tornar as aulas sobre esse tema mais dinâmicas e proveitosas. A criação de um observatório pode ajudar a compreender melhor o conteúdo ministrado e provocar maior interesse por parte dos alunos, além de estimular a capacidade de análise e interpretação de resultados.
Aprendendo com a fabricação de alimentos
Clique aqui e veja como trabalhar a fermentação, com os alunos, em sala de aula.