Topo
pesquisar

Aula prática: A importância do cálcio para os ossos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Nesta aula prática, o professor demonstrará a importância do cálcio para a rigidez do osso através de materiais simples.
PUBLICIDADE

Quando ensinamos a respeito dos ossos, sempre destacamos a importância do cálcio para essas estruturas, enfocando principalmente as doenças ocasionadas pela baixa quantidade desse mineral. Mas por que não mostrar aos seus alunos, de maneira prática, as reais consequências da perda de cálcio?

Para essa prática, você precisará de:

- Ossos de galinha. Dê preferência aos ossos da coxa;

- Vinagre;

- Recipientes com tamanho suficiente para colocar os ossos;

- Água;

- Detergente;

- Panela;

- Máquina fotográfica.

Primeiramente você deverá limpar cuidadosamente todo o osso, retirando músculos e cartilagens que possam estar aderidos a ele. Posteriormente, ferva os ossos em água por aproximadamente meia hora. Espere os ossos esfriarem e termine de tirar as estruturas aderidas. Após limpá-los, lave-os com detergente.

Tire fotos dos ossos para compará-los no final do experimento. É interessante que os alunos anotem a cor, textura e flexibilidade dos ossos nesse momento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após fazer todas as anotações, coloque um osso em um recipiente com água e outro em um recipiente com vinagre. Aguarde uma semana e volte para analisar os resultados.

Espera-se que o osso que ficou mergulhado no vinagre apresente-se mais escuro e relativamente mais flexível que o outro. Isso se deve ao fato de que o vinagre causou uma descalcificação do osso, diminuindo, assim, a sua rigidez. A flexibilidade observada é resultado da presença de colágeno, que agora se apresenta em quantidade maior que o cálcio.

A experiência pode servir de base para temas como a osteoporose e fraturas.

Boa Aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

O cálcio garante resistência ao osso
O cálcio garante resistência ao osso
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola