Topo
pesquisar

Aula prática: Observação de um rim

Estratégias de ensino-aprendizagem

Para aumentar o interesse dos alunos pelas aulas sobre o sistema urinário, o professor pode realizar uma aula prática com a observação de um rim de porco.
PUBLICIDADE

O corpo humano sempre é um tema que anima e estimula os alunos. Dúvidas e questionamentos são frequentes quando estamos estudando nosso organismo, porém a falta de um modelo de órgão ou de um recurso didático adequado dificulta a compreensão de alguns temas.

Aulas práticas sobre o corpo humano podem ser uma ótima forma de chamar a atenção dos alunos para o estudo do tema. Sendo assim, sugerimos uma prática que consiste na observação de um rim de porco para a demonstração de algumas estruturas.

Para a realização desta aula sobre o sistema urinário, você precisará de:

- Um rim de porco;

- Luvas cirúrgicas;

- Facas e bisturis;

- Pinças;

- Luvas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inicialmente peça para que seus alunos observem a morfologia externa do rim e façam um esquema. É importante que, além de visualizar, eles toquem o órgão para sentir sua consistência. Mostre aos alunos o local onde estão os vasos sanguíneos e a região em que o ureter está inserido no órgão.

Após essa observação inicial e anotação das características, faça um corte no sentido longitudinal do órgão e peça que seus alunos observem e esquematizem a região interior do rim. Para ajudá-los a identificar cada parte, é interessante levar uma figura ou cartazes que mostrem a anatomia interna do rim (observe a figura do início do texto).

Ao final da observação, lembre-se de salientar a importância desse órgão para nosso organismo. Além disso, informe aos alunos como hábitos saudáveis influenciam no bom funcionamento dos nossos rins.

Boa Aula!!!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Estruturas básicas de um rim
Estruturas básicas de um rim
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola