Topo
pesquisar

Aula prática — Transporte de substâncias pelo xilema

Estratégias de Ensino

A teoria da tensão e coesão pode ser explicada através desta aula prática, em que se observa o caminho das substâncias pelo xilema.
PUBLICIDADE

Uma aula bastante conhecida de todos os professores de ciências e biologia é aquela em que se tinge a flor de cores diferentes através da anilina. Apesar de bastante simples, é possível, através dela, abordar a teoria da tensão e coesão.

Para a realização da aula, você precisará de:

- Um cravo branco colhido recentemente;

- Copos com água;

- Anilina de diversas cores;

- Tesoura.

Pegue o cravo e corte o talo ao meio no sentido longitudinal. Em um copo com água, coloque anilina de uma cor. Em outro copo, coloque água e anilina de cor diferente. Coloque uma das metades do talo em um copo e a outra metade no outro copo. Com o tempo, você perceberá que as pétalas ficarão de cores diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se preferir que o cravo fique com apenas um tom, não faça cortes longitudinais no talo e apenas o coloque na solução água + anilina.

A explicação da experiência é bastante simples. Sabemos que o xilema é responsável pelo transporte de água e substâncias inorgânicas no sentido da raiz para as folhas. Uma das explicações mais aceitas para explicar como a água sobe da raiz até as partes mais altas do vegetal é a teoria da tensão e coesão.

Segundo essa teoria, a água é puxada em virtude da perda dessa substância pelas folhas no processo de transpiração ou então pelo uso dela por esse órgão. Isso faz com que surja um gradiente de potencial hídrico das folhas para a água na superfície das raízes, fazendo com que ela suba até as folhas. Em razão da grande coesão entre as moléculas de água, a tensão é exercida durante todo o percurso dessa substância pela planta, formando uma coluna ascendente contínua.


Por Ma. Vanessa dos Santos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola