Topo
pesquisar

Aula sobre a Antártida

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Antártida: o continente coberto por uma camada de gelo

O planeta Terra possui seis continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania). O estudo dessas porções terrestres é muito importante, sendo necessária uma abordagem dos aspectos físicos, populacionais, econômicos, sociais e culturais de cada continente.

A Antártida, também chamada de Antártica, é uma região com características peculiares, desempenhando papel fundamental para o equilíbrio ambiental do planeta. Ao trabalhar esse continente em sala de aula é importante a utilização do mapa-múndi, pois é através dele que os estudantes terão a noção de sua localização.

Explique que a Antártida possui extensão territorial de aproximadamente 14,1 milhões de quilômetros quadrados, sendo que 98% dessa extensão é formada por uma camada de gelo. Ressalte que essa área pode chegar a até 26 milhões de km² durante o inverno, consequência do congelamento da água ao redor – os oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.

Em seguida, elucide que as baixas temperaturas (podem atingir até 80 °C negativos) e os fortes ventos (com velocidade de até 200 km/h) dificultam a fixação do homem nessa região. Destaque que a Antártida é povoada por pesquisadores de vários países, inclusive do Brasil, que residem na base Comandante Ferraz. Porém, a população total não ultrapassa a marca de 5 mil pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Posteriormente, explane sobre a importância desse continente. As geleiras da Antártida correspondem a aproximadamente 70% das reservas de água doce da Terra. Além dessa disponibilidade de água doce, a preservação dessa região é fundamental tanto para a manutenção da vida de espécies que habitam os oceanos quanto para manter o nível dos oceanos.

Esclareça que o processo de elevação da temperatura terrestre tem provocado o derretimento das geleiras da Antártida, fato que desencadeia diversos problemas socioambientais. Esse fenômeno promove a redução da área continental, aumento do nível dos oceanos, alteração da temperatura da água e alagamento de áreas continentais, o que obriga pessoas a migrarem para outros lugares.

Após as explicações, solicite a realização de um trabalho abordando as características da Antártida, a importância desse continente, o processo de ocupação, o derretimento das geleiras e suas consequências. No dia da entrega, realize um debate sobre o tema abordado.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola