O Brasil, como um país emergente, vem registrando, ao longo dos últimos anos, uma série de crescimentos no recebimento de imigrantes – legais e ilegais – e uma diminuição no número de pessoas que procuram deixar o país em busca de trabalho em países desenvolvidos. Essa questão das migrações internacionais para o Brasil pode ser tema de uma aula de Geografia segmentada em duas etapas:
1ª aula – exibição de uma reportagem para introduzir o assunto.
Na primeira aula, o professor deve realizar uma breve introdução sobre o tema das migrações internacionais. É recomendável que o educador destaque o fato de que o Brasil, conhecido como um dos que mais “enviam” pessoas para outros países em busca de renda e emprego, vem caminhando agora no sentido inverso, recebendo atualmente muitos imigrantes oriundos de países subdesenvolvidos também em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Em seguida, é possível apresentar uma reportagem exibida no dia 17 de agosto de 2014 no programa “Fantástico” da Rede Globo. O vídeo, de treze minutos e meio, está disponível no site do próprio programa, podendo ser acesso através deste link. Em seguida, ao assistirem ao vídeo, os estudantes devem responder às seguintes questões:
1. Os imigrantes mencionados na reportagem são oriundos de países desenvolvidos ou subdesenvolvidos? Quais eram suas condições de renda em seus lugares de origem?
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
2. Você concorda com a opinião dos moradores a respeito dos imigrantes estrangeiros em sua cidade? Acha que isso é uma forma de preconceito?
3. Como você acha que o governo brasileiro deveria agir nesse tipo de situação?
As perguntas podem ser respondidas individualmente por escrito ou por meio de uma discussão em sala de aula, caso o professor prefira.
2ª aula – Aprofundando o tema
Nessa aula, o professor pode trabalhar melhor o tema das imigrações internacionais em sala de aula. A estratégia é apresentar o texto “Imigrações atuais no Brasil”, disponível no portal Brasil Escola, e, a partir de uma leitura conjunta entre o professor e os alunos, realizar novamente uma discussão sobre o tema. Assim, o educador pode melhor explicar as questões referentes ao aumento da migração internacional para o Brasil e contar com a participação dos estudantes.
É importante também estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica dos alunos sobre o tema, que é uma consequência das desigualdades internacionais de renda e da dependência econômica dos países periféricos. Além disso, é preciso que o educador evite difundir os sentimentos de preconceito e xenofobia em sala de aula, adotando uma postura crítica a esse tipo de comportamento e valorizando a questão dos direitos humanos.
Por Rodolfo Alves Pena
Mestre em Geografia