Topo
pesquisar

Aula sobre as migrações internacionais para o Brasil

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma aula sobre as migrações internacionais para o Brasil pode ser realizada a partir de uma reportagem televisiva e da utilização de um texto didático referente ao tema.
PUBLICIDADE

O Brasil, como um país emergente, vem registrando, ao longo dos últimos anos, uma série de crescimentos no recebimento de imigrantes – legais e ilegais – e uma diminuição no número de pessoas que procuram deixar o país em busca de trabalho em países desenvolvidos. Essa questão das migrações internacionais para o Brasil pode ser tema de uma aula de Geografia segmentada em duas etapas:

1ª aula – exibição de uma reportagem para introduzir o assunto.

Na primeira aula, o professor deve realizar uma breve introdução sobre o tema das migrações internacionais. É recomendável que o educador destaque o fato de que o Brasil, conhecido como um dos que mais “enviam” pessoas para outros países em busca de renda e emprego, vem caminhando agora no sentido inverso, recebendo atualmente muitos imigrantes oriundos de países subdesenvolvidos também em busca de trabalho e melhores condições de vida.

Em seguida, é possível apresentar uma reportagem exibida no dia 17 de agosto de 2014 no programa “Fantástico” da Rede Globo. O vídeo, de treze minutos e meio, está disponível no site do próprio programa, podendo ser acesso através deste link. Em seguida, ao assistirem ao vídeo, os estudantes devem responder às seguintes questões:

1. Os imigrantes mencionados na reportagem são oriundos de países desenvolvidos ou subdesenvolvidos? Quais eram suas condições de renda em seus lugares de origem?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Você concorda com a opinião dos moradores a respeito dos imigrantes estrangeiros em sua cidade? Acha que isso é uma forma de preconceito?

3. Como você acha que o governo brasileiro deveria agir nesse tipo de situação?

As perguntas podem ser respondidas individualmente por escrito ou por meio de uma discussão em sala de aula, caso o professor prefira.

2ª aula – Aprofundando o tema

Nessa aula, o professor pode trabalhar melhor o tema das imigrações internacionais em sala de aula. A estratégia é apresentar o texto “Imigrações atuais no Brasil”, disponível no portal Brasil Escola, e, a partir de uma leitura conjunta entre o professor e os alunos, realizar novamente uma discussão sobre o tema. Assim, o educador pode melhor explicar as questões referentes ao aumento da migração internacional para o Brasil e contar com a participação dos estudantes.

É importante também estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica dos alunos sobre o tema, que é uma consequência das desigualdades internacionais de renda e da dependência econômica dos países periféricos. Além disso, é preciso que o educador evite difundir os sentimentos de preconceito e xenofobia em sala de aula, adotando uma postura crítica a esse tipo de comportamento e valorizando a questão dos direitos humanos.


Por Rodolfo Alves Pena
Mestre em Geografia

Os fluxos migratórios vêm mudando sua lógica no território brasileiro
Os fluxos migratórios vêm mudando sua lógica no território brasileiro
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola