Topo
pesquisar

Aula sobre o bioma Cerrado

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Aspecto do Cerrado

O cerrado consiste na segunda maior formação vegetal do Brasil, sua área cobria aproximadamente 25% do país, em dez estados do Brasil. Atualmente, restam menos de 20% da cobertura original.

Sua vegetação é caracterizada pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cortiça grossa e folhas recobertas por pelos. O solo apresenta deficiência em nutrientes e possui alta concentração de alumínio. As plantas têm raízes longas, capazes de retirar água e nutrientes do solo a mais de 15 metros de profundidade.

É um bioma que possui grande biodiversidade, estima-se que existam mais de 759 espécies de aves, 180 espécies de répteis e, aproximadamente, 200 mamíferos, muitos deles endêmicos. Porém, sua riqueza biológica tem sido extremamente reduzida, em decorrência da expansão das atividades agrícolas, principalmente pelo cultivo de soja.

Por todos esses aspectos, fica evidente a importância do cerrado no contexto nacional. Ao trabalhar esse conteúdo em sala de aula é essencial demonstrar aos alunos que esse bioma não é homogêneo, ou seja, apresenta diferentes características, sendo classificado como: cerrados, cerradão, matas de galeria, cerrado de campos.

Outro fator essencial refere-se ao fato de muitas pessoas terem a concepção de que o cerrado está presente apenas na região Centro-Oeste do Brasil, fato considerado incorreto, pois esse bioma encontra-se em mais de 10 estados brasileiros, como por exemplo, no Acre e em São Paulo. Esse fato é possível em virtude das diferentes eras geológicas e a adaptação de uma vegetação a um tipo de clima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após essa explanação, solicite aos alunos um trabalho em grupo (até 3 alunos) sobre o bioma cerrado, devendo constar-se de suas características fitogeográficas, fauna, flora, devastação, atividades econômicas, principais pontos turísticos e os estados que possuem essa cobertura vegetal. Solicite a leitura dos textos: Cerrado, Os Animais do Cerrado – Brasil Escola. Proponha também a construção de um painel com imagens de animais, plantas, plantações de soja, entre outros elementos importantes que destaquem o cerrado.

Posteriormente, realize uma exposição dos painéis e um ciclo de debates abordando o tema pesquisado, no qual os alunos deverão argumentar sobre a importância da preservação desse bioma e possíveis atitudes para que isso se concretize.

Essa metodologia além de proporcionar o conhecimento sobre o cerrado, também despertará a consciência ambiental dos estudantes, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Distribuição dos biomas no Brasil
Estratégias de ensino-aprendizagem Biomas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola