Topo
pesquisar

Aula sobre a biosfera

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Esfera da vida, constituída pela atmosfera, litosfera e hidrosfera.

Quando o professor estiver trabalhando com um conteúdo relacionado à Terra (como morada da vida ou mesmo o único planeta que possui vida), é indispensável a realização de um estudo acerca da biosfera. Esse tema pode ser trabalhado pelo professor de Geografia, Ciência ou Biologia. A exposição desse conteúdo é imprescindível para o entendimento dos fatores condicionantes à vida no planeta.

O primeiro passo é conceituar o termo biosfera (esfera da vida ou lugar que abriga vida). Logo depois, diga aos alunos que o nosso planeta possui aspectos singulares em relação aos outros astros do sistema solar, a começar pela configuração da temperatura.

A Terra apresenta uma temperatura média de 15°C, bastante distinta se comparada a de planetas como Mercúrio, por exemplo, cuja temperatura é muito elevada, acima dos 100°C. O professor não deve deixar de esclarecer que condições como a de Mercúrio torna impossível a proliferação de algum tipo de vida e que além da questão da temperatura, a Terra possui outros elementos fundamentais à vida, dentre eles: água e oxigênio, por exemplo.

É de grande relevância elucidar também que no interior da biosfera se desenvolve uma série de relações, estabelecidas entre os seres vivos e desses com os elementos naturais. Os alunos devem saber ainda que a biosfera é constituída por três partes, que sustentam a vida no planeta, são elas: litosfera, hidrosfera e atmosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fale a eles que a litosfera corresponde à camada de rochas onde andamos, plantamos e etc. Informe-os também que a hidrosfera consiste no conjunto de águas que cobrem grande parte da superfície terrestre, com destaque para os oceanos, rios, lagos, geleiras e água subterrânea. Essa parte da biosfera se encontra sobre a litosfera.

Exponha para os discentes que a atmosfera é o conjunto de gases que envolvem o nosso planeta, dando características climáticas a várias partes do planeta, sendo responsável pelos fenômenos atmosféricos como a chuva, por exemplo. A atmosfera está simultaneamente sobre a hidrosfera e a litosfera. Em suma, esclareça que a biosfera e suas partes não possuem funções isoladas, pelo contrário, sua eficiência se dá pela interação que há entre todas elas.

A abordagem acima é uma sugestão de aula, um ponto de partida para o desenvolvimento do conteúdo em questão.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola