Topo
pesquisar

Aula sobre Blocos Econômicos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Blocos econômicos

Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.

É de extrema importância esclarecer aos alunos o principal objetivo para a formação dos blocos econômicos, outro aspecto elementar é a diferenciação entre os blocos existentes conforme suas características. Eles podem ser:

Zona de livre comércio – acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. Exemplo: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

União aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comercias entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum). Exemplo: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Mercado comum – proporciona ainda a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Exemplo: União Europeia (UE).

União econômica e monetária – evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única. É o atual estágio da União Europeia.

Após apresentar a diferenciação dos possíveis tipos de blocos econômicos, pergunte aos alunos sobre os blocos existentes. Em seguida, aponte os principais, que atualmente são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático.
CARICOM – Mercado Comum e Comunidade do Caribe.
CEI – Comunidade dos Estados Independentes.
CAN – Comunidade Andina.
MCA – Mercado Comum Árabe.
MERCOSUL – Mercado Comum do Sul.
NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.
SADC – Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento.
UE – União Europeia.

Apresente os blocos econômicos e sua localização no mapa-múndi. Proponha a formação de grupos, nos quais, cada um ficará responsável pela caracterização de um bloco econômico, apresentando suas características econômicas, ano de fundação, países integrantes, tipo de bloco (zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária) e representatividade na economia global.

Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho oralmente e entregar um material escrito, contendo as peculiaridades inerentes ao assunto pesquisado. Após a entrega de todos os trabalhos escritos, junte-os e monte uma revista sobre blocos econômicos.
Disponibilize uma versão para cada aluno, uma vez que a mesma representa um conteúdo de autoria própria, fazendo com que ele se torne agente participativo do processo de ensino-aprendizagem, tendo seu trabalho reconhecido e valorizado.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

É possível obter algumas informações sobre os diferentes países existentes
Estratégias de ensino-aprendizagem Conhecendo os países em sala de aula
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola