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Aula sobre a Caatinga

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Aspectos da Caatinga

Caatinga em tupi-guarani significa “mata branca”. É o nome dado à vegetação predominante na região semiárida nordestina e exclusiva do Brasil. Possui extensão territorial de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 10% do território nacional, está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.

É um bioma encontrado somente em terras brasileiras, caracterizado por matas secas e abertas, com árvores de pequeno porte, espinhosas e com folhas pequenas (para evitar a perda de água pela evapotranspiração) além de serem decíduas (as folhas caem nos períodos de escassez de água).
As plantas da Caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva.
Sua fauna é bem diversificada, composta por répteis, roedores, insetos, aracnídeos, cachorros do mato, arara azul, sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagui do nordeste, entre outros animais.

A principal atividade econômica desenvolvida na Caatinga é a agropecuária, que apresenta baixos rendimentos devido à irregularidade das chuvas.

A Caatinga, apesar de ser um bioma exclusivo do Brasil, é pouco estudada, sendo muitas vezes considerado um domínio pobre em biodiversidade e, até mesmo, sendo comparada a áreas desérticas. Apesar de não apresentar a mesma biodiversidade encontrada na floresta Amazônica, mata Atlântica e Cerrado, a Caatinga possui uma grande diversidade de espécies, esse fato deve ser abordado em sala de aula, rompendo com os paradigmas a respeito desse bioma tão importante para o país.

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Após explanar todas essas características sobre a Caatinga, solicite a leitura do texto Caatinga – Brasil Escola, e proponha a elaboração de um trabalho sobre o bioma, destacando sua biodiversidade (fauna e flora), as principais atividades econômicas desenvolvidas, impactos ambientais, os estados que possuem esse bioma, possíveis soluções para amenizar os problemas relacionados à escassez de água.

Após a elaboração da atividade, promova um debate em sala de aula apresentando fotos do bioma com sua fauna e flora, além de abordar todos os aspectos sugeridos para a realização do trabalho, enfatizando a necessidade de políticas públicas (construção de açudes, de canais de irrigação, etc.) para promover o desenvolvimento socioeconômico nesse bioma.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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