Em razão de sua extensão, o território brasileiro apresenta uma grande diversidade climática. Diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, são os fatores que influenciam no clima de uma região.
A diferença climática no Brasil interfere diretamente na sua formação vegetal, pois os fatores climáticos (temperatura, precipitação pluviométrica, etc.) influenciam nas características inerentes a esse aspecto.
Durante as aulas sobre esse conteúdo é necessário, primeiramente, diferenciar o conceito de tempo e clima, pois os alunos, normalmente, confundem esses dois elementos.
Tempo – conjunto das condições atmosféricas de um lugar em determinado momento.
Clima – conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade. Para estabelecer o clima de um lugar, deve-se analisar os fenômenos atmosféricos durante um período de, aproximadamente, 30 anos.
Durante a realização da aula, utilize o mapa político do Brasil e proponha aos alunos que localizem o estado onde moram. Posteriormente, solicite a confecção de um painel, com as características climáticas e o tipo de vegetação (temperatura, umidade relativa do ar, períodos do ano de chuva e seca, aspectos da vegetação, árvores nativas, principais frutos, etc.) referentes ao mesmo.
Concluída a atividade proposta, realize uma análise em escala nacional, identificando os diferentes tipos de climas e vegetações do Brasil. Para isso, apresente o mapa climático e o da vegetação. Ressalte-os, solicitando aos alunos a realização de uma atividade de classificação e caracterização desses dois elementos naturais no Brasil.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola