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Aula sobre a Comunidade Andina

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Símbolo da Comunidade Andina

A formação de blocos econômicos é um fenômeno cada vez mais comum no cenário global. Esses acordos podem ser realizados entre nações de um mesmo continente (blocos regionais) ou por países de diferentes partes do globo. O estudo dessas organizações é de fundamental importância para o entendimento do mercado globalizado, que visa a reduzir a burocracia nas relações econômicas e dinamizar o comércio em nível planetário. Em razão da importância do conteúdo, elaboramos uma estratégia de ensino para se trabalhar o bloco econômico Comunidade Andina (CAN).

Inicie a aula perguntando o que é um bloco econômico e qual a sua importância para os países membros. Em seguida, esclareça que esses acordos internacionais podem proporcionar a livre circulação de bens, serviços, produtos e pessoas entre os países integrantes. Explique que as regras variam de um bloco para o outro, no entanto, todos eles objetivam a intensificação das relações comerciais, através da redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias (taxas de exportação e importação).

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Posteriormente, aborde o bloco Comunidade Andina. Elucide que essa organização, formada apenas por nações sul-americanas, recebe esse nome porque todos os países integrantes (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru) são “cortados” pela cordilheira dos Andes. Além dos membros efetivos, a CAN também possui Estados associados – Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai –, além de dois países observadores: México e Panamá.

Destaque que a formação desse bloco fortaleceu as relações comerciais e aproximou esses países do Mercosul (Mercado Comum do Sul), surgindo a proposta de integração dos dois principais blocos econômicos da América do Sul. Em seguida, solicite a formação de quatro grupos, sendo que cada equipe ficará responsável por pesquisar sobre o bloco econômico estudado, sua importância, objetivos, relações comerciais com países que não integram o bloco, além dos seguintes aspectos de um dos países integrantes da Comunidade Andina:

Área:
Capital:
População:
Moeda:
Potencial econômico:
Produto Interno Bruto (PIB):
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola