Topo
pesquisar

Aula sobre eclipse

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Eclipse em fase de conclusão.

Há no mundo e no universo muitos enigmas e fenômenos que atiçam a curiosidade humana, como o eclipse, por exemplo. Diante dessa afirmativa, é interessante reservar uma aula de Geografia para discutir esse assunto.

O professor pode, primeiramente, explicar que um eclipse acontece a partir do bloqueio da luz solar por um astro, de modo que a luminosidade não chega até outro astro, isso por um pequeno espaço de tempo. Para elucidar melhor essa explicação, o professor pode desenhar no quadro esse fenômeno ou mesmo pesquisar na internet, onde existem sites que demonstram a execução de um eclipse em representações bastante fiéis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante esclarecer que esse fenômeno pode ocorrer de duas formas: eclipse solar e eclipse lunar. Exponha as suas respectivas diferenças, destacando que o eclipse solar se dá quando a Lua se encontra localizada entre a Terra e o Sol, comprometendo por um instante a chegada de luz em nosso planeta; e o eclipse lunar ocorre quando a Terra se encontra situada entre a Lua e o Sol, impedindo momentaneamente a passagem luz. . Essa discussão se faz importante em face do interesse que muitas crianças e adolescentes têm em relação ao assunto.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola