PUBLICIDADE
A água é indispensável para todo ser vivo. Quando se trabalha esse tema em sala de aula não se deve limitar somente a retratar os problemas e apontar soluções, é primordial que aconteça uma conscientização.
É importante levantar questionamentos, explanar a crescente população mundial e o aumento do consumo de água. Isso para criar uma nova postura em relação aos hábitos de consumo de água em níveis regionais, deixando claro que mudanças assim podem refletir resultados em caráter global.
Modificações desenvolvidas em massa são capazes de contribuir significadamente na vida de milhões de pessoas e no futuro do planeta, por isso há necessidade de mudanças de hábitos e, principalmente, implantação de medidas globais de economia de água.
Outra estratégia de ensino e também de formação de opinião é a apresentação de dados estatísticos acerca do tema. Diariamente cada brasileiro consome 300 litros de água, quantidade exagerada, uma vez que 150 litros são suficientes. Ressalte também que banhos demorados consomem de 90 a 100 litros de água, escovar os dentes com a torneira aberta consome de 30 a 40 litros, um vazamento na rede hidráulica consome diariamente 90 litros de água e para lavar um carro são gastos 600 litros de água.
O foco principal desse tema é a conscientização da necessidade de mudança de atitudes e comportamentos que interfiram positivamente na economia de um dos recursos mais importantes da natureza. Isso quer dizer que o conteúdo programático fica em segundo plano, o melhor é o aprendizado social.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola