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A geração, a transmissão e a distribuição de energia é um processo de fundamental importância para a sociedade e desenvolvimento econômico. Faz-se necessária em nossas casas, ruas, meios de transporte, atividade econômica, etc. No entanto, as fontes energéticas mais utilizadas são as não renováveis e suas reservas estão se esgotando.
As fontes de energia é um conteúdo muito importante no estudo da Geografia. Ao se trabalhar esse tema em sala de aula deve-se realizar um planejamento de aula bem estruturado, com a utilização de metodologias inovadoras que possam despertar a atenção dos alunos.
Faça uma abordagem sobre a importância da energia para a sociedade, como ela está presente na nossa rotina e de que forma ela contribui para o desenvolvimento econômico.
Em seguida, construa uma tabela destacando as fontes energéticas renováveis e as não renováveis. Divida a turma em grupos, e a tabela deve ser preenchida com as principais fontes de energia utilizadas atualmente de acordo com sua origem (renovável ou não renovável).
Não Renovável
Petróleo:
Obtenção – Depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais.
Uso – Produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel, e produtos como o plástico.
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte e distribuição. Sua queima polui a atmosfera.
Gás natural:
Obtenção – Ocorre na natureza, associado ou não ao petróleo.
Uso – Produção de energia elétrica e de combustível para veículos, caldeiras e fornos.
Vantagens e Desvantagens – Emite poucos poluentes. Os custos para distribuição são elevados.
Carvão mineral:
Obtenção – Resulta da transformação química de grandes florestas soterradas.
Uso – Produção de energia elétrica e aquecimento.
Vantagens e Desvantagens – Facilidade de transporte. Sua queima contribui com a chuva ácida.
Energia Nuclear:
Obtenção – A partir da quebra de átomos de urânio.
Uso – Produção de energia elétrica e armas atômicas.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Falta tecnologia para tratar o lixo nuclear.
Renovável
Hidrelétrica:
Obtenção – A partir da energia liberada por uma queda d’água, que faz girar uma turbina.
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. A construção de usina alaga grandes áreas.
Eólica:
Obtenção – Movimentos dos ventos captados por pás de turbinas ligadas a geradores.
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Produz ruído excessivo e interfere nas transmissões de rádio e TV.
Marés:
Obtenção – A partir das alterações de nível das marés, através de barragens (que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas).
Uso – Produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Altos investimentos e baixa eficiência.
Solar:
Obtenção – Aquecimento de placas de material semicondutor, como o silício.
Uso – Aquecimento e produção de energia elétrica.
Vantagens e Desvantagens – Não emite poluentes. Exige grandes investimentos.
Biomassa:
Obtenção – Decomposição de material orgânico.
Uso – Aquecimento, produção de energia elétrica e biogás (metano).
Vantagens e Desvantagens – Não interfere no efeito estufa. Exige alto investimento.
Após a construção e correção do quadro produzido pelos estudantes, promova um ciclo de debate abordando as formas de obtenção e os aspectos positivos e negativos de cada fonte energética. Destaque os problemas ambientais ocasionados pela utilização, principalmente, do petróleo, cuja queima libera gases poluentes responsáveis pelo efeito de estufa.
Durante o debate é de suma importância o processo de conscientização para a redução do desperdício de energia, destacando possíveis atitudes para realização desse processo.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola