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Aula sobre o Mercosul

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Um fenômeno muito comum com o advento da globalização é a formação de blocos econômicos, que visam a dinamização das relações comerciais entre diferentes países. Esse tema sempre está em destaque nos meios de comunicação e nos livros de geografia, sendo, portanto, de fundamental importância sua abordagem em sala de aula. Para isso, você pode realizar um plano de aula com recursos didáticos que estimulem os estudantes, garantindo, assim, sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Para tanto, sugerimos um modelo de aula sobre o principal bloco econômico da América do Sul, o Mercosul (Mercado Comum do Sul).

Inicie a aula realizando os seguintes questionamentos aos alunos: o que é um bloco econômico? Todos os blocos econômicos têm as mesmas regras? Quais os principais objetivos desses acordos? Quais as vantagens e desvantagens de integrar um bloco econômico? Conforme as respostas, direcione o conteúdo.

Em seguida, elucide sobre os diferentes tipos de blocos econômicos e suas principais características: Zona de livre comércio, União aduaneira, Mercado comum, União econômica e monetária. Explique que as nações integrantes desses blocos realizam acordos que não se limitam somente a aspectos comerciais (redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de exportação, acordos de vendas com valores reduzidos, etc.), podendo proporcionar a livre circulação de pessoas entre os países membros.

Posteriormente, solicite aos alunos que deem exemplos de blocos econômicos, utilizando o mapa-múndi para localizá-los. Pergunte se o Brasil faz parte de algum desses acordos comerciais e, em seguida, aborde o Mercosul. Esclareça que esse bloco se trata de uma organização regional, ou seja, é integrada apenas por países de um mesmo continente, a América do Sul. Cite que o bloco é formado pelos membros efetivos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai*, tendo como países associados a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador, Peru, Guiana e Suriname.

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Mapa dos países que são membros fundadores do Mercosul

Após a realização de uma abordagem ampla sobre o tema em questão, entregue um mapa dos países do Mercosul e proponha a produção de um trabalho contendo a caracterização do tipo de bloco econômico, os países integrantes, as nações associadas, os principais objetivos, aspectos econômicos de cada membro, a situação da Venezuela e as vantagens para o Brasil. O trabalho deverá ser entregue juntamente com o mapa pintado e com a identificação de cada país.

*A Venezuela tornou-se membro efetivo em 2012 e foi suspensa do bloco em dezembro de 2016.

 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Símbolo do Mercosul
Símbolo do Mercosul
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