Topo
pesquisar

Aula Sobre o Nafta

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Nafta: bloco econômico formado por países da América do Norte

A formação de blocos econômicos numa economia globalizada é de extrema importância para a dinamização das relações comerciais entre diferentes países. Esse tema está em destaque nos meios de comunicação e, principalmente, nos livros de Geografia. Portanto, sua abordagem é imprescindível, sendo necessária a utilização de metodologias que estimulem os estudantes.

Nesse sentido, elaboramos uma estratégia de ensino para se trabalhar um dos mais importantes blocos econômicos da atualidade: o Nafta (Acordo Norte-americano de Livre Comércio). Para isso, inicie a aula esclarecendo o que é um bloco econômico e as diferenças existentes entre eles, que são classificados em Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum ou União Econômica e Monetária.

Em seguida, elucide que os países integrantes de um determinado bloco econômico assinam acordos que não se limitam apenas aos aspectos comerciais (redução e/ou eliminação de tarifas alfandegárias), podendo incluir a livre circulação de pessoas entre os países, construção de universidades, entre outros. Porém, esse fato dependerá da classificação desse bloco econômico.

Cite que o Nafta, formado pelos Estados Unidos da América, Canadá e México, é uma Zona de Livre Comércio, sendo caracterizado pelos acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias. Destaque que esse bloco é composto apenas por nações da América do Norte, que possui extensão territorial de 23.491.085 quilômetros quadrados e população de aproximadamente 462,1 milhão de habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Posteriormente, esclareça que a formação do Nafta intensificou as relações comerciais entre os países membros, além de ter facilitado a expansão de empresas dos EUA para o México, onde a mão de obra é mais barata e o governo, em alguns casos, oferece isenção de impostos. Contudo, esse processo tem aumentado o número de desempregados nos EUA.

Ressalte as desigualdades socioeconômicas existentes entre os integrantes desse bloco – os Estados Unidos e o Canadá figuram entre os países mais ricos do planeta, sendo que o primeiro é detentor do maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. O México, por sua vez, é uma nação com economia emergente e apresenta vários problemas de ordem socioeconômica.

Para finalizar, proponha a formação de grupos (até quatro alunos) e solicite a realização de um trabalho sobre o Acordo Norte-americano de Livre Comércio (Nafta). Essa produção deverá conter as principais características do bloco, vantagens e desvantagens, além dos aspectos socioeconômicos de cada país membro (IDH, PIB, industrialização, etc.). Para auxiliar na pesquisa, indique a leitura e análise dos textos O NaftaA Participação do México no Nafta.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola