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Aproximadamente 29% da superfície terrestre são ocupados por áreas continentais. O planeta Terra possui seis grandes continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania). Ao trabalhar esse tema em sala de aula é importante, primeiramente, destacar separadamente cada continente, detalhando as características físicas, populacionais, culturais e econômicas de cada um.
Nas aulas sobre a Oceania, assim como de outros continentes, você deve fazer uso do mapa-múndi, pois é através dele que o estudante terá a noção de localização e visualização. Portanto, inicie a aula mostrando a Oceania no mapa, em seguida, elucide que, com extensão territorial de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, esse é o menor continente terrestre.
Posteriormente, pergunte aos alunos quais os países dessa região terrestre que eles conhecem – é bem provável que a resposta será apenas Austrália e Nova Zelândia –, aproveite esse momento para esclarecer que a Oceania é formada por 14 nações: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
Explique que o território australiano corresponde a 90% das terras emersas da Oceania. Várias ilhas de pequena extensão estão localizadas nessa parte do globo. Elucide que as ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia, Melanésia e Micronésia. Destaque também os aspectos físicos, econômicos e sociais, principalmente as disparidades existentes, em que a maioria das nações é pobre e a Nova Zelândia e, principalmente, a Austrália (que detém o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo) são países ricos e desenvolvidos.
Após essa abordagem, solicite a formação de grupos (até 4 pessoas) e a realização de um trabalho sobre o conteúdo estudado. Cada equipe deverá pesquisar os elementos físicos, populacionais, econômicos, culturais e sociais da Oceania, além de um mapa do continente.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola