PUBLICIDADE
O bioma Pantanal é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Ele está presente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de dois países que fazem fronteira com o Brasil: Bolívia e Paraguai. Esse bioma é muito importante, visto que, em 2001, o Pantanal foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio natural da humanidade.
Ao abordar esse bioma em sala de aula, esclareça aos alunos que o Pantanal é conhecido como “Paraíso das Águas” por ser a maior planície de inundação contínua do mundo, sendo que no período de cheias (novembro a fevereiro) as águas de mais de 4 mil quilômetros de rios (180 rios) da região transbordam e alagam a planície. Ele é também considerado o “Paraíso das Aves” – são mais de 650 espécies diferentes.
Destaque que a vegetação do Pantanal varia conforme três tipos de áreas: as alagadas; as periodicamente alagadas; e as que não sofrem inundação. Elucide que esse bioma é uma área de transição entre a floresta Amazônica, o Cerrado e o Chaco boliviano, fato que proporciona diferentes paisagens.
É importante a utilização do mapa da América do Sul para que os estudantes localizem as áreas que compreendem o Pantanal. Destaque também o relevo, a cobertura vegetal, a fauna, o clima, os recursos hídricos, a degradação e as atividades econômicas desenvolvidas na região.
Em seguida, divida a turma em grupos (até quatro pessoas) e solicite a realização de um trabalho aprofundado sobre as características do bioma estudado. Proponha um tema específico sobre Pantanal para cada grupo:
- Clima
- Relevo
- Hidrografia
- Vegetação
- Potencial econômico (turismo, agropecuária, etc.)
- Fauna
- Flora
- Preservação
Após a realização das pesquisas, cada grupo deverá entregar ao professor uma cópia do trabalho escrito, além de realizar uma apresentação para os outros estudantes. Com todos os trabalhos em mãos, faça a correção e monte um material sobre as características essenciais do Pantanal, posteriormente, entregue um exemplar para cada aluno. Essa atitude proporcionará uma valorização dos trabalhos dos estudantes e um completo material sobre a maior planície inundável do planeta.
Obs.: Explore esse trabalho durante a feira de ciências, aproveitando que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Para isso, solicite que os estudantes montem um estande com as informações pesquisadas sobre o Pantanal, além de apresentar fotos da riqueza natural desse bioma.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola