Topo
pesquisar

Aula sobre a poluição das águas continentais

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Mortandade de peixes proveniente da contaminação da água.

A água é um recurso ameaçado em razão do modo como o homem o tem utilizado, infelizmente diversos lugares do planeta já enfrentam o problema da escassez. Você, professor de Geografia, diante dessa consideração, pode elaborar uma aula voltada para a poluição das águas continentais.

Inicie falando que as reservas de água potável têm diminuído substancialmente no planeta em virtude de muitos fatores, um deles é a poluição dos mananciais (águas subterrâneas, rios e lagos), fato ocasionado pela displicência em que homem maneja esse indispensável recurso, jogando indiscriminadamente inúmeros dejetos, poluentes, lixos, substâncias químicas e etc. Isso provoca a diminuição na disponibilidade de água no mundo, além de dificultar a recuperação dos mananciais.

Exponha para os alunos que as águas continentais são poluídas de diversas formas, sendo as principais: a partir de resíduos industriais, esgoto doméstico, agrotóxicos e fertilizantes.

- Resíduos industriais: informe que a atividade industrial contribui no processo de poluição das águas por lançar uma infinidade de substâncias tóxicas em ambientes aquáticos, produzindo um quadro negativo, uma vez que mata plantas e animais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Esgotos domésticos: exponha que na maioria dos centros urbanos não há centros de tratamento de esgoto, diante desse lamentável fato, os dejetos humanos vão sendo jogados em rios e lagos. Ressalte também que esses dejetos contaminam a água com doenças, como: hepatite, cólera, e outros microrganismos que causam sérios males. Tais doenças atingem, geralmente, os bairros desprovidos dos serviços de saneamento básico.

- Enfatize que a questão da poluição das águas não ocorre somente em centros urbanos, pelo contrário, na zona rural há uma enorme contaminação. Enumere as formas de contaminação que podemos encontrar nas atividades agropecuárias, como, por exemplo, aplicação de insumos (herbicidas, inseticidas e fertilizantes) agrícolas em lavouras, que são absorvidos pelo solo e atingem o lençol freático e os cursos d’água. A contaminação da atividade traz problemas às pessoas que utilizam essa água, além de plantas, animais silvestres, pássaros, entre outros. O professor poderá abrir espaços para que os alunos identifiquem, em cada um dos casos, os principais problemas.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola