Topo
pesquisar

Aula sobre previsão do tempo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A base meteorológica é de extrema importância para a previsão do tempo.

Na ocasião em que o professor de Geografia estiver lecionando o conteúdo sobre atmosfera e seus fenômenos (precipitação, massas de ar, frentes frias, frentes quentes, dentre outros), é de grande relevância abordar aspectos gerais da previsão do tempo. Para a maioria das pessoas, inclusive os alunos, a previsão do tempo não consegue prever nada, por isso o orientador deve esclarecer e destacar a respeito de sua devida importância para as atividades humanas.

Para começar, o professor pode apresentar o conceito de meteorologia, dizendo que é a ciência que estuda a dinâmica da atmosfera e seus fenômenos (tempo, clima, massas ar, umidade relativa do ar, furacões, chuvas e etc.) e que o profissional que realiza as previsões do tempo que são divulgadas diariamente pelos meios de comunicação (rádio, jornais e televisão) é o meteorologista.

É bom ressaltar que a profissão em foco consiste na elaboração da previsão do tempo a partir de estudos e análises de uma série de dados oriundos dos comportamentos atmosféricos, como temperatura, umidade relativa do ar, pressão, ventos. Essas informações são obtidas por meio de estações meteorológicas dispersas por inúmeros pontos da superfície terrestre.

A partir dessa introdução, o professor poderá expor para os alunos a importância da previsão do tempo para a sociedade. Esclarecendo que esse tipo de trabalho interfere positivamente na vida humana, considerando as atividades econômicas ou, simplesmente, os afazeres cotidianos. Logo após, é interessante enumerar as situações em que a previsão do tempo contribui na sociedade, dentre muitas podemos exemplificar:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Na agricultura, a previsão do tempo tem a incumbência de divulgar informações de quando inicia o período chuvoso ou de seca, fatores que determinam a época do plantio e da colheita das lavouras.

• As catástrofes naturais (como furacões e enchentes) podem ser previstas. Desse modo, as autoridades podem implantar medidas preventivas que poderão amenizar os problemas.

• Nos transportes marítimos e aéreos, os serviços meteorológicos servem para estabelecer rotas alternativas, de modo que a viagem se torne mais segura.

• A previsão pode garantir o sucesso de eventos, como shows, jogos de futebol, olimpíadas, rodeios, casamentos, entre muitos outros; que poderão ser marcados em épocas nas quais não há risco de chuva, por exemplo.


Essas são apenas algumas situações que podem ser amenizadas com o auxílio dos serviços de previsão do tempo.
Para complementar a aula, o professor pode mostrar para os alunos como são feitas as previsões, analisando imagens de satélites ou mesmo realizando pesquisas em sites oficiais, como o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), incluindo a visita a uma estação meteorológica (caso o município possua).

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

Ilustração de psicrômetro usado para medição de umidade relativa do ar
Estratégias de ensino-aprendizagem Construção de um psicrômetro em sala de aula
O tempo e o clima em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula sobre clima e tempo
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola