Topo
pesquisar

Aula sobre refração com uso de simuladores

Estratégias de ensino-aprendizagem

O ensino de refração pode ser feito por meio do uso de simuladores disponíveis de forma gratuita na internet. Isso pode enriquecer bastante a aula de Física.
PUBLICIDADE

O ensino de Física pode tornar-se mais eficiente e prático quando o professor dispõe de ferramentas que possam auxiliá-lo a diminuir o nível de abstração dos conteúdos programáticos da disciplina. Existem muitas dessas ferramentas disponíveis para os educadores, mas muitas delas não são conhecidas.

Para o caso das disciplinas que compõem o grupo das Ciências da Natureza, o uso dos simuladores disponíveis pela plataforma PHET pode enriquecer as aulas, tornando-as mais dinâmicas. O projeto PHET foi criado por Carl Wieman, da Universidade do Colorado – EUA e disponibiliza de forma gratuita e em Português simuladores interativos para o ensino de Ciências.

Uso de simuladores nas aulas sobre Refração

O simulador de refração luminosa pode facilitar o trabalho do professor, pois indica os índices de refração de substâncias, mostra a luz como raios e como ondas, permite o uso de transferidor e abrange os conteúdos relativos à lei de Snell, refração, reflexão total, prismas, natureza da luz etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe as imagens a seguir que exemplificam as possibilidades de abordagem com o simulador de desvios da luz. As leis da reflexão e a definição da refração podem ser explicadas em uma única função do simulador. Veja:

O aparelho da imagem abaixo indica a porcentagem de luz que sofreu refração.

No estudo dos prismas, existe a possibilidade de mostrar como ocorre o fenômeno da dispersão da luz.

Veja o simulador de desvio da luz:

EMBUTIR SIMULADOR

Boa aula!


Por Joab Silas
Graduado em Física

As teorias de Física Moderna geralmente são de difícil compreensão
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso de simuladores nas aulas de Física Moderna
A informática pode ser utilizada para tornar mais interessante o ensino de Física
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso de simuladores no ensino de Física
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola