Whatsapp

Verificando a refração da luz

Estratégias de ensino-aprendizagem

Através da verificação da refração da luz, este experimento tem por finalidade auxiliar o professor a ministrar conceitos básicos de refração da luz do meio água para o meio ar.
PUBLICIDADE

No estudo dos princípios da Óptica Geométrica, vimos que a refração é a mudança de velocidade de propagação de uma onda ao cruzar a interface entre dois meios distintos, geralmente acompanhada de mudança na direção de propagação.

A fim de auxiliar o professor dentro da sala de aula, propomos esta atividade experimental de baixo custo, que tem por finalidade verificar e demonstrar a refração da luz ao passar da água para o ar.

Para a realização desse experimento será necessário a utilização de uma xícara, uma moeda e água.

Como realizar a atividade experimental

Primeiramente você deve colocar no fundo da xícara (ou copo) a moeda, posicionando-a de modo que a borda da xícara tampe completamente a moeda. Sem mover a cabeça, vá enchendo a xícara de água. Em determinado momento você passará a ver a moeda que antes estava escondida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse caso, o observador não consegue enxergar a moeda, pois não há refração

Nesse caso, o observador consegue enxergar a moeda, pois há refração da luz na água

Olhando o esquema da figura acima, vemos que os raios de luz que partem da moeda podem chegar ao olho do observador quando a xícara está cheia de água e a luz sofre refração ao sair para o ar. Quando a xícara estiver vazia, os raios de luz que partem da moeda não conseguem chegar ao observador naquela posição.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Artigos Relacionados
A experimentação como forma de aprendizagem.
Clique aqui e conheça simuladores disponíveis de forma gratuita na internet para desenvolver uma aula de Física sobre refração.
Proposta de atividade que ajudará no estudo da difração e da interferência na água.
Confira um roteiro de aula voltado para a explicação do espectro visível e da composição da luz branca por meio do experimento do disco de Newton.
Demonstração da propagação retilínea dos raios de luz.
Veja aqui uma atividade experimental de baixo custo sobre a visualização do ângulo de incidência e reflexão.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola