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Aula sobre terremoto

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Os terremotos são fenômenos que geram grande preocupação, visto que suas consequências são, normalmente, desastrosas. Esse é um tema que deve ser abordado em sala de aula, necessitando de recursos didáticos inovadores para proporcionar subsídios no processo de ensino e de aprendizagem.

Portanto, sugerimos que você inicie a aula questionando aos estudantes se os terremotos são fenômenos naturais ou uma resposta da natureza à destruição causada pelo homem. Esse aspecto é muito importante, pois várias pessoas têm a concepção de que esse fenômeno é uma das consequências das atividades humanas, porém, esclareça que os terremotos fazem parte da dinâmica terrestre.

Elucide que as placas tectônicas são gigantescos blocos que formam a camada sólida externa da Terra. Esses “blocos” estão em constante movimento, podendo formar zonas de convergência de placas (colisão de diferentes placas) ou zonas de divergência de placas (as placas se afastam umas das outras) e explique que os terremotos são causados, na maioria das vezes, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

Outro aspecto importante se refere à escala Richter. Comente com os estudantes que, durante o anúncio de um terremoto, sempre é falado sobre quantos graus foi atingido na escala Richter. Em seguida, esclareça como funciona essa unidade de medida e apresente a tabela dessa escala.

Desenhe o globo terrestre em um isopor e, posteriormente, “corte” as porções terrestres de acordo com as placas tectônicas na seguinte ordem:

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Divisão das principais placas tectônicas

Junte todas as placas no globo e apresente a direção dos movimentos (convergente ou divergente entre placas), proporcionando a visualização da dinâmica terrestre e a real causa dos terremotos de grandes magnitudes. Destaque a localização do Brasil na placa Sul-Americana (o país está na porção central dessa placa) e explique que esse é o motivo responsável pela ausência de terremotos de grande magnitude no país. Entretanto, é importante esclarecer que o Brasil não está totalmente isento da ocorrência desse fenômeno, que pode ser desencadeado por desgastes na placa tectônica, promovendo possíveis falhas geológicas.

Após a sistematização dos terremotos, você, juntamente com os estudantes, devem discutir as consequências desse fenômeno em lugares habitados. Por fim, solicite a realização de uma redação opinativa sobre as reais causas dos terremotos, as principais regiões do globo atingidas, os terremotos em território brasileiro (ler o texto: Terremotos no Brasil - https://brasilescola.uol.com.br/brasil/terremotos-no-brasil.htm) e as catástrofes provocadas por esse fenômeno.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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