Whatsapp

Avaliação Contínua em Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A utilização de novas metodologias de ensino teve como um dos objetivos principais reformular as maneiras de avaliação existentes. A maioria das instituições escolares avaliava seus alunos somente com testes e provas, os quais eram somados e divididos, constituindo a nota referente à média bimestral. Dessa forma, as atividades diárias, a participação, o comprometimento, apresentações, entre outros, não eram levados em consideração. Atualmente, as escolas adotaram o sistema de avaliação contínua que tem por objetivo analisar o aluno de acordo com sua produção diária.

Esse modelo de avaliação distribui a pontuação em diversos itens, tirando a carga máxima que era aplicada sobre as avaliações bimestrais. O professor de Matemática deve conscientizar o aluno sobre a importância da avaliação contínua, informando todos os itens a serem analisados e mostrando a distribuição de pontos. Os itens podem ser os seguintes:

Responsabilidade (comprometimento, assiduidade, participação, organização).
Tarefas de casa
Listas de exercícios
Trabalhos
Apresentações
Caderno de conteúdos
Arguição oral


Essa avaliação confere ao professor uma maior ponderação sobre seu aluno, facilitando a identificação daqueles com maior grau de dificuldade. Nessa modalidade, a prova deixa de ser o principal item causador de preocupação e passa a ser um complemento no somatório das notas. Observe o seguinte esquema envolvendo a formação da nota ligada ao conceito do aluno:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Avaliação Contínua + Testes e Trabalhos + Avaliação Certificativa

Optando por esse modelo, o processo de ensino-aprendizagem torna-se concreto e eficaz, concebido como formador de pessoas, pois o jovem, de acordo com essa avaliação, é induzido a pesquisar, explorar e construir o conhecimento.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados
Saiba como tornar o dia de prova um aliado e não um inimigo comum entre você e os alunos.
Clique para conferir uma sugestão de atividade que é efetiva para o ensino de multiplicação no Ensino Fundamental!
Veja uma proposta de atividade em que, por meio de uma gincana, os alunos aprenderão sobre conjuntos e reta numérica brincando!
Obtenha uma sugestão de aula sobre análise de dados em que os próprios alunos pesquisarão os dados para organizá-los em gráficos e tabelas.
Clique e conheça uma sugestão de aula sobre ângulos alternos e colaterais formados em um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal.
Clique para obter uma sugestão de aula sobre regra de três que tem como base duas situações práticas para contextualizar o conteúdo em questão.
Veja uma sugestão de aula sobre números decimais que propõe a criação de um supermercado fictício na escola para que os alunos aprendam brincando!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola