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Avaliação inicial para aplicação do conteúdo de matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

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O professor ao iniciar um conteúdo tem em mãos o planejamento de tudo o que vai ser dito e trabalhado com os alunos durante a exposição do mesmo. Agora, como ele irá colocar em prática todo seu planejamento é a grande dificuldade.

O professor que ao iniciar um conteúdo discorre todo ele sobre os alunos não irá receber um retorno satisfatório, pois não existe aprendizado sem prática, sem relação com a realidade. Quando é proposto um diálogo com a turma acerca do tema o retorno geralmente não é positivo, pois nesse caso apenas os alunos mais comunicativos irão tomar a iniciativa de dar a sua opinião, o professor não irá conseguir atingir a maioria da classe.

Fazer perguntas sobre o assunto e conversar na roda são práticas importantes, mas insatisfatórias, a atitude correta seria sugerir uma atividade em que os alunos possam colocar em prática informações e procedimentos que dominam, pois o contato direto com o conteúdo dá ao aluno a oportunidade de dar movimento ao seu conhecimento.

Essa atividade proposta pelo professor para iniciar a aplicação de um conteúdo pode ser chamada de avaliação inicial, pois é com ela que o educador terá uma visão de como irá iniciar o conteúdo programático.

Por exemplo: uma das melhores maneiras em matemática de aplicar uma avaliação inicial é propor uma situação problema, pedir que o aluno com o seu conhecimento encontre a solução. Com certeza o professor irá encontrar inúmeras formas de resolver, mas é dessa forma que irá conhecer melhor os seus alunos.

A ligação do conteúdo programático com a avaliação inicial é importantíssima, não se deve propor ao aluno uma atividade (situação-problema) que não esteja relacionada com o planejamento.

Todo esse processo requer tempo, para colocar em prática corretamente essa avaliação inicial é preciso no mínimo 2 aulas (100 minutos). Durante esse tempo o professor deverá propor mais de uma situação-problema (não é aconselhado passar todos de uma vez, espere que o aluno termine um para expor o outro), a partir do momento que as soluções forem aparecendo o educador terá uma visão mais ampla de como explicar o conteúdo, pois irão aparecer alunos com mais de uma estratégia, alunos que não encontraram estratégia nenhuma.

Todas as estratégias utilizadas deverão ficar expostas e logo após discutidas com eles, quais delas valem, o professor deverá deixar claro para o aluno porque certas estratégias são válidas e outras não. Assim, é possível montar um diagnóstico da turma em relação ao conteúdo que ainda será exposto para eles.

O professor poderá ainda montar grupos compostos por alunos que obtiveram diferentes estratégias, propondo uma discussão, com certeza irão encontrar outras estratégias.

A partir desse trabalho realizado o professor deverá inserir o conteúdo planejado, é evidente que o grau de dificuldade dos alunos será menor.

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Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégia de Ensino - Educador - Brasil Escola