Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Avaliação matemática

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Podemos dizer que a avaliação é o instrumento, quando bem aplicado, mais eficaz na observação e verificação do aprendizado do aluno. É uma maneira de o professor avaliar como está o desenvolvimento matemático de cada aluno.

Para que a avaliação seja válida e eficaz é preciso que seja contínua, dinâmica e informal. Essas são características imprescindíveis, pois o professor precisará coletar várias informações para que possa chegar a uma conclusão sobre conhecimento matemático do aluno.

Os objetivos da avaliação aplicada ao aluno atingem tanto o aluno como o professor que a aplica. Para o aluno ela é importante, pois avalia seus conhecimentos matemáticos, é uma forma de acompanhar o seu desenvolvimento nos procedimentos matemáticos e com ela o próprio aluno poderá analisar as suas dificuldades. E para o professor é um facilitador na verificação de métodos mais didáticos para aplicação do conteúdo.

É comum o professor utilizar como forma de avaliação as chamadas “provas ou testes” bimestrais, não é errado, mas não é uma maneira completa de avaliar, pois dessa forma o professor estará analisando apenas a capacidade que o aluno possui de memorizar técnicas e regras, assim não oferecendo informações sobre a aprendizagem efetiva do aluno.

Para que uma avaliação seja um instrumento que acompanha e analisa todo o desenvolvimento do ensino/aprendizagem do aluno na disciplina de matemática é preciso possuir os seguintes componentes: conceitos matemáticos, procedimentos matemáticos, atitudes e raciocínio. Ou seja, é preciso que em uma avaliação sejam trabalhados todos os conceitos matemáticos pertinentes ao conteúdo em questão, que o aluno utilize de todos os procedimentos matemáticos para a realização da atividade proposta como: comunicação, algoritmos e construção geométrica. O aluno deve sentir-se estimulado a ir em busca da solução, que sejam críticos com o seu trabalho e dos seus colegas. Assim conseguindo fazer relação com outros conteúdos, ampliando o seu raciocínio lógico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola