PUBLICIDADE
Nos anos iniciais, quando a criança ainda está na fase de aperfeiçoamento da escrita, é comum que o professor encontre erros na grafia das palavras. O que é perfeitamente normal, já que o aluno está em processo de construção do conhecimento da escrita.
Uma atividade lúdica, onde a criança aprende se divertindo é a de fazer um bingo para verificação da grafia correta de algumas palavras, que geralmente causam dúvidas.
O professor deve fazer uma seleção prévia de palavras e escreverá cada uma em um papel. Os papéis contendo as palavras deverão ser depositados em uma urna, ou saco plástico para posteriormente serem sorteadas. No entanto, esse conjunto de palavras escolhidas pelo educador deverão ser escritas de forma incorreta no papel para participarem do sorteio.
Por sua vez, as cartelas entregues aos alunos deverão conter as mesmas palavras, porém, escritas corretamente.
Em sala de aula, o educador escolhe um aluno diferente para cada sorteio, o qual escreverá no quadro a palavra que sorteou.
As crianças irão conferir se possuem a palavra sorteada, os alunos que a tiverem na cartela irão perceber que a grafia no quadro está errada em relação à da cartela.
Os próprios estudantes indicarão o erro na grafia e apontarão a forma correta de escrever.
Por exemplo: um aluno sorteia a palavra “meza” e a escreve no quadro. As crianças que tiverem a palavra “mesa” na cartela constatarão que a grafia do termo escrito no quadro está diferente do da cartela. Então, o educando indicará a forma correta de se grafar a palavra “mesa”, ou seja, com “s” e não com “z”.
Esta atividade estimula o aluno a aprender a grafia das palavras de forma diferente. É interessante que o professor observe as palavras que comumente os alunos têm dúvidas quanto à forma escrita e as coloque no bingo.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola