Topo
pesquisar

Bingo dos vertebrados

Estratégias de Ensino

A utilização de jogos, como o bingo dos vertebrados, desperta o interesse do aluno.
PUBLICIDADE

Está mais que comprovado que atividades lúdicas auxiliam o aprendizado. Essas atividades, além de prazerosas, facilitam a fixação do conteúdo e estimulam a cognição. 

Ao ensinar o conteúdo de vertebrados, deparamo-nos com grande quantidade de características que distinguem cada classe. É importante desenvolver estratégias que facilitem a fixação dessas características. Com a proposta do bingo dos vertebrados, espera-se que os alunos, além de fixarem o conteúdo, desenvolvam o raciocínio e atenção.

 Para a realização da atividade proposta, é necessário que os alunos tenham um conhecimento prévio do conteúdo, pois só assim será possível a realização do bingo.

Primeiramente, o professor deverá elaborar um questionário com perguntas sobre os vertebrados que serão sorteadas no bingo. Por exemplo:

“As aves possuem na traqueia uma estrutura responsável pela emissão de sons. Qual é o nome dessa estrutura?”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cartelas devem conter as respostas dessas perguntas. No caso acima, uma das cartelas deverá ter uma opção “siringe”. Você pode colocar desenhos na cartela ou somente respostas escritas.

O número de perguntas e cartelas depende da quantidade de alunos em sua sala. É importante tomar cuidado para que nenhuma cartela fique igual à outra.

Recorte as perguntas que serão utilizadas no sorteio e coloque em uma caixa. Distribua as cartelas do bingo para os alunos com feijões ou milho para que eles possam marcar suas respostas. Você pode separar os alunos em duplas para que um auxilie o outro.

Sorteie as perguntas até que um dos seus alunos consiga marcar toda a cartela.

Espera-se que o jogo motive os alunos no aprendizado desse conteúdo.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola