Para o entendimento do Reino Plantae, da Botânica, é importante instigar a curiosidade e o estudo científico de observação nos alunos, pois por meio da visualização as crianças, jovens e adultos, independente de idade, fixam melhor o que veem e raramente se esquecem do que foi apresentado.
As briófitas são o grupo primeiramente estudado em Botânica. E, como são de ambientes úmidos, achar musgos num período chuvoso não é difícil. Levar os alunos a procurar estes seres vivos nos âmbitos escolares instiga a investigação e torna a aula diferente da comum sala de aula. Eles procurarão por elas e logo que encontrarem é interessante uma nova explicação das estruturas. É necessário explicar anteriormente suas características principais, como não possuírem vasos condutores de seiva, possuir pequeno porte e estruturas produtoras de gametas pouco evidentes É bom que eles compreendam o ciclo reprodutivo que só ocorre em presença de água e aprendam a diferenciar o gametófito e esporófito. No caso, o esporófito é apenas a fase passageira.
Para os alunos do período noturno, os quais dificilmente terão oportunidade de procurar as briófitas, em razão da baixa luminosidade do horário, é interessante questionar quais já perceberam em casa ou na rua, em locais úmidos, os musgos, exemplos mais comumente vistos de briófitas. Pode-se solicitar que os alunos tragam na aula seguinte uma amostra de briófita coletada no intervalo do almoço ou quando estiveram próximos ao colégio antes de escurecer.
A prática de observação e de fixação das características faz com que os alunos percebam os exemplares do mesmo grupo em qualquer local que estejam por se lembrar da aula prática. Além disso, é muito comum as crianças ensinarem aos pais sobre isso e também os pais estudantes ensinarem os filhos auxiliando o processo de ensino-aprendizagem.
Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
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