Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Calculando o condicionamento físico dos alunos

Através do cálculo do condicionamento físico dos alunos, é possível abordar temas como a capacidade respiratória e o sistema cardiovascular de uma maneira prática.
Exercícios físicos são importantes para o corpo e para a mente
Exercícios físicos são importantes para o corpo e para a mente
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Ao ensinar os conteúdos de saúde e bem-estar, a importância dos exercícios físicos, sistema cardiovascular e respiratório, frequentemente nos perguntamos como deixar a aula mais atraente. Exercícios físicos sempre chamam a atenção dos alunos, principalmente nos dias atuais, em que todos estão preocupados com a saúde e boa forma. Sendo assim, nesta sugestão de aula, ensinaremos uma maneira rápida e prática de avaliar o condicionamento físico dos alunos.

Primeiramente sugerimos que seja ministrada uma aula teórica com enfoque na importância dos exercícios físicos para a saúde do corpo. Essa prática pode ser realizada após o conteúdo de sistema cardiovascular, sistema respiratório e nos temas relacionados com saúde e bem-estar.

Depois de passar o conteúdo, os alunos devem ser levados para um ambiente onde a prática de esporte possa ser realizada, como o pátio da escola. Divididos em duplas, os alunos devem fazer a contagem dos batimentos cardíacos do colega.

O batimento cardíaco pode ser sentido no punho ou no pescoço. Para facilitar, a contagem dos batimentos pode ser feita por dez segundos e, depois, é só multiplicar por 6. Feito isso, haverá os dados do batimento cardíaco dos alunos em repouso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois disso, a atividade física planejada deve ser realizada, pode ser um futebol, uma queimada ou um vôlei, por exemplo. Terminada a brincadeira, após aguardar 1 minuto, os alunos devem realizar novamente a contagem dos batimentos cardíacos. Em seguida, o seguinte cálculo deve ser feito:

Batimento após 1 min do exercício – Batimento em repouso = ?

Agora basta calcular 20% do número de batimentos em repouso. Se o resultado que o aluno obteve na subtração acima é menor que 20% do número de batimentos no momento em repouso, ele apresenta um bom condicionamento físico.

Após o cálculo, os alunos devem falar sobre seus resultados e explicar o motivo de não apresentarem um bom condicionamento e que medidas podem ser feitas para melhorar esse quadro. Calculando o condicionamento físico dos alunos, espera-se que eles apresentem um maior interesse pelo conteúdo ministrado, além de mudarem sua postura em relação à realização de exercícios físicos. Faça dessa aula um estímulo para que os alunos optem por uma vida mais saudável.

Boa Aula!!!


Por Ma. Vanessa dos Santos