Topo
pesquisar

Calculando o consumo de energia dos aparelhos elétricos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma estratégia para contextualizar o conteúdo de energia elétrica é mostrar aos alunos como calcular o consumo de energia elétrica dos aparelhos elétricos.
PUBLICIDADE

 A conscientização do aluno e a contextualização da aprendizagem estão entre as funções do professor. Isso faz com que o aluno tenha maior interesse pela disciplina e, consequentemente, haja maior participação.

Passamos por um período em que o aumento do consumo de energia elétrica é constante. O professor assume o papel de orientar os alunos sobre como proceder para economizar energia em seu cotidiano, nas suas pequenas ações.

Ao abordar o conteúdo de energia e potência elétrica, uma das opções é mostrar aos alunos como se calcula a energia consumida durante o uso de determinados aparelhos eletrônicos e, consequentemente, o preço que se paga por essa energia.

Assim, a atividade proposta tem como objetivo ensinar os estudantes a medir o consumo de energia dos aparelhos e quanto custa utilizá-los.

Procedimentos

Para realizar essas medidas, solicite aos estudantes que anotem e levem para a escola a potência elétrica que consta nos aparelhos que eles mais utilizam no seu dia a dia, o tempo de utilização de cada um e uma conta de energia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para calcular a Energia elétrica, o aluno deve realizar os seguintes cálculos:

E =  P . t  
     1000

Sendo:

E: energia elétrica;

P: potência elétrica;

t: tempo em que aparelho permanece ligado.

Assim, obtém-se a quantidade de energia gasta pelo aparelho no tempo em que ele é utilizado.

Em seguida, multiplica-se o resultado da multiplicação anterior pelo preço do kilowatt-hora, que consta na conta de energia. Assim o aluno pode descobrir quanto gasta com cada aparelho que utiliza.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Calcular o consumo de energia pode incentivar a mudança em pequenos hábitos, causando, consequentemente, a diminuição de gastos
Calcular o consumo de energia pode incentivar a mudança em pequenos hábitos, causando, consequentemente, a diminuição de gastos
Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola