Whatsapp

Caminhada Ecológica

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Método para a conscientização ambiental

Os problemas ambientais têm sido tema de noticiários diariamente. Na escola, é de fundamental importância abordar o meio ambiente e as consequências das atividades humanas para a sua degradação. Ao trabalhar esse tema em sala de aula deve-se utilizar de metodologias a fim de promover a conscientização ambiental dos alunos.

Realize um debate sobre mudanças climáticas, abordando como as atitudes do homem interferem nesse processo. Apresente notícias atuais de jornais e revistas que possuam como tema o desmatamento. Em seguida, discuta a importância das árvores para o equilíbrio ambiental, destacando a arborização no meio urbano.

Deve-se esclarecer que os alunos são agentes participativos do processo de conservação ambiental, e atitudes devem ser tomadas por eles também. Para isso devem reconhecer a importância de se preservar áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

A elaboração de atividades extrassala é um método interessante, fazendo com que os estudantes se interajam com o meio ambiente. Promova uma caminhada ecológica em torno da escola, realizando o mapeamento e identificação de árvores existentes no local. Com a realização dessa atividade será possível transportar o conhecimento teórico para a realidade do aluno, proporcionando momentos de socialização e conscientização da preservação ambiental.

Divida a turma em grupos de cinco integrantes, cada grupo deverá realizar um croqui do percurso, destacando as árvores existentes e suas características. A produção do croqui é importante para desenvolver a habilidade cartográfica dos alunos. Ao sair para a caminhada ecológica, sempre que encontrar uma árvore identifique-a no croqui.

Após a realização da caminhada ecológica, promova um ciclo de debates ressaltando a importância da atividade e quais as atitudes de cada integrante dos grupos para a preservação do meio ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola