PUBLICIDADE
A água é um recurso indispensável à vida, no entanto, mesmo com sua extrema importância, ela corre o risco de se findar, muitos lugares já sofrem com a falta desse recurso.
Diante dessa preocupação, a sociedade tem promovido alguns esforços para amenizar essa questão.
Quanto ao trabalho de conscientização, sem dúvida, a escola é o melhor lugar executá-lo. Por isso, a instituição escolar e o professor devem estabelecer trabalhos práticos ligados à economia de água.
Ao professor cabe a função de esclarecer acerca da importância da água para a vida e as várias formas de utilização, alertando sobre a escassez desse recurso e onde há os maiores desperdícios.
Trabalho dessa natureza é de grande importância, isso porque não somente o aluno é alcançado, mas toda a família. Muitas vezes, o próprio aluno conscientiza os pais sobre os riscos da escassez de água.
É interessante que o professor apresente aos alunos números que demonstram a quantidade de água que é desperdiçada ou economizada de acordo com o uso, como:
- Banho com torneira aberta o tempo todo: são gastos em média 180 litros.
- Escovar os dentes com água de um copo e não com a torneira aberta: economia de três litros.
- Uma torneira aberta gasta cerca de 12 litros de água por minuto; uma pingando, gera um gasto de aproximadamente 46 litros de água por dia.
- Lavar louças com torneira aberta o tempo todo: o desperdício pode chegar a 105 litros.
- O gasto de água para lavar um carro é de cerca de 600 litros.
Com base nesses dados, o professor pode promover uma campanha de economia de água, de forma que, no final da mesma, todos possam expor quanto em dinheiro e em água fora economizado.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola