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Cana-de-açúcar: da mesa para o tanque

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A economia açucareira é um tema que suscita relações entre passado e presente.

A questão ambiental é tema recorrente nos jornais, revistas, noticiários e programas de televisão. Em certa medida, os temas ambientais são popularmente compreendidos como conseqüência de uma recente relação exploratória imposta pelos interesses da economia capitalista. No entanto, podemos levantar um interessante tema nas aulas de história quando nos propomos a colocar essa relação “homem x natureza” enquanto um tipo de experiência presente nos mais diferentes contextos históricos.

Indicamos como sugestão de tema uma aula onde o professor procure debater as particularidades e semelhanças da economia colonial açucareira e a atual produção de biocombustíveis. Devido à grande extensão de informações contidas em cada um dos assuntos abordados, o professor pode organizar os alunos em grupos de quatro ou seis integrantes. Subdividindo os grupos igualitariamente, cada um dos subgrupos ficaria encarregado por um determinado assunto.

Trazendo reportagens ou fazendo algum tipo de produção escrita esquematizada, os grupos poderiam colocar em questão as motivações, as características, o tipo de mão-de-obra e as conseqüências trazidas por cada tipo das experiências econômicas. Para facilitar o trabalho dos alunos, indique previamente um conjunto de fontes suficiente para que os alunos utilizem um conjunto útil de informações. Dessa forma, o caráter pedagógico da atividade fica preservado e evita a possibilidade dos alunos adotarem fontes muito pobres ou demasiadamente complexas.

Para finalizar o trabalho proposto, o professor pode abrir espaço para que se organize um debate onde os alunos possam discutir o contexto histórico colonial em contraponto ao contemporâneo. Além de privilegiar a capacidade de busca, coleta e crítica de informações diversas, a atividade também oferece uma ótima oportunidade para que os alunos internalizem as relações entre o passado e o presente na História.

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Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola