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Uma atividade interessante que pode ser feita em sala a respeito da produção de uma carta é a seguinte:
1. Na teoria, para uma introdução ao assunto, discuta com os alunos sobre o tipo de texto a ser escrito: explique o que é, como é feita e as diferenciações que existem entre a pessoal e a social;
2. Na prática, trabalhe a leitura de uma carta pessoal e outra social, e depois discuta com os pupilos a diferença que há entre as duas. Deixe que exponham os argumentos e apontem as passagens que mais evidenciam a diferença;
3. Argumente sobre a forma com que a pessoa que escreve se dirige a pessoa que lê: é formal ou informal. Aproveite e trabalhe o conceito desses últimos termos com os estudantes;
4. Este também é o momento oportuno para se explicar os pronomes de tratamento ou revisá-los;
5. Após a análise textual dos dois tipos de carta, é hora de escrever. Divida os alunos em duplas. Um ficará responsável por escrever uma carta para o outro. Feito isso, o destinatário deverá ler e responder a seu remetente;
6. Para colocar em prática a carta social, peça aos alunos que escrevam (individualmente) para o diretor da escola, apontando melhoras para a mesma e parabenizando o que está bom;
7. É interessante que antes das produções textuais, o educador faça cartazes com a turma que deverão apontar os tipos de carta e suas características e serão fixados dentro de sala. Esse trabalho será muito útil na hora de produzir, pois facilitará que o aluno memorize o que aprendeu.
8. Por fim, escreva uma carta aos seus alunos sobre algum assunto de interesse: como eles se saíram nas provas, como você está satisfeito (a) com a turma, etc.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola