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Cassino Pedagógico para exercitar o uso da vírgula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A utilização de jogos pedagógicos pode permitir o ensino lúdico do uso da vírgula e uma aprendizagem mais natural dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Por meio do lúdico, é mais fácil fixar conteúdos trabalhados em sala de aula
Por meio do lúdico, é mais fácil fixar conteúdos trabalhados em sala de aula
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⇒ Instruções para o jogo:

Professor,

- Divida a turma em pares ou trios.

- Organize a sala em círculo para que você possa acompanhar o preenchimento do cassino e o rendimento de cada dupla/trio.

- Entregue para cada dupla/trio uma cópia do cassino.

- Explique que cada turma possui R$ 4,00 para iniciar o jogo.

- As respostas devem ser feitas à caneta e não são aceitas rasuras.

- Explique que todas as duplas deverão responder as questões ao mesmo tempo.

⇒ Como jogar?

- Peça às duplas/trios que analisem a questão “0”, julguem se ela está correta ou não em relação ao uso da vírgula e marquem, à caneta, a resposta.

Sentenças C E Aposta Total
0 - Guri que finta banco, esritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar.        

Analisando a questão zero

- Após marcarem as respostas, instrua os alunos a fazerem as apostas, mas que devem realizá-las abaixo do valor total que receberam inicialmente, ou seja, R$3,00, R$2,00, R$1,00. A aposta cheia será obrigatória somente na análise da sentença 15.

Sentenças C E Aposta Total
0 - Guri que finta banco, esritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar. X   R$ 3,00  


- Verifique se todas as duplas preencheram a resposta e a aposta à caneta e, então, faça a correção com toda a turma, relembrando o caso do uso da vírgula na questão analisada.

- Explique à turma que, caso tenham acertado a resposta, devem somar o valor da aposta ao montante de dinheiro que receberam inicialmente (R$4,00 + R$3,00 = R$7,00) e escrever no espaço indicado como “total”. Caso tenham errado a resposta, devem subtrair o valor da aposta do montante inicial (R$4,00 – R$3,00 = R$1,00) e, também, escrever no total o valor que conseguiram.

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- Para quem acertou ou errou a aposta anterior, as seguintes serão baseadas no novo valor total, ou seja, se tenho R$7,00, poderei apostar valores abaixo de sete; e se tenho R$1,00, poderei apostar valores abaixo de um, ou seja, não se deve apostar todo o valor que possuam a fim de que consigam permanecer no jogo até o final. (Obs.: Mesmo que tenham certeza da resposta, não deixe que apostem tudo agora, reservando esse momento para a última questão do jogo).

- A cada novo acerto ou erro, o total deverá ser recalculado, somando ou subtraindo do valor total da questão anterior, e as novas apostas serão baseadas nesse novo valor.

- Cuidado! A questão seguinte só deverá ser aberta para apostas se todas as duplas/trios estiverem com os dados da questão anterior completamente preenchidos à caneta e sem rasuras.

- Atenção! O objetivo do jogo é o aprendizado do uso da vírgula, por isso, não se esqueça de, a cada questão, reforçar o motivo pelo qual as sentenças estão corretas ou não, e, nas sentenças incorretas, fazer a correção necessária para que se adequem às regras estudadas.

- Na última questão, todas as duplas/trios devem obrigatoriamente apostar todo o dinheiro que conseguiram durante o jogo. É o chamado “All in”. A dupla/trio que encerrar o jogo com a maior quantidade de dinheiro será a vencedora.

- A premiação fica por conta da criatividade do professor, mas sugerimos que seja algo relacionado ao universo pedagógico, como: livros literários, dicionários, réguas etc.

Faça o download do Cassino aqui.


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras

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