Topo
pesquisar

Células vegetais

Estratégias de ensino-aprendizagem

As células vegetais possuem organelas com funções bem definidas, sendo possível observá-las através do microscópio, o que permite definir a sua importância e função.
As células vegetais podem ser vistas pelos alunos nas folhas de Elodea sp. ou na película da escama da cebola
As células vegetais podem ser vistas pelos alunos nas folhas de Elodea sp. ou na película da escama da cebola
PUBLICIDADE

Os vegetais são seres eucarióticos que possuem células com núcleo e várias organelas com funções bem definidas. A partir da observação das células de alguns vegetais, é possível trabalhar com os alunos as funções de certas organelas e a sua importância para a célula e para o vegetal.

Com as folhas de Elodea sp. é possível fazer a observação do formato das células vegetais, e também a observação dos cloroplastos no interior das células. Para isso, basta pegar uma folha de Elodea sp., colocá-la em uma lâmina, colocar uma gota de água e em seguida cobri-la com a lamínula.

Depois, pode-se levar a lâmina pronta ao microscópio, a fim de observar o formato das células vegetais e também dos cloroplastos no interior dessas células. É importante que o professor explique aos alunos qual a função dos cloroplastos na fotossíntese, e questione-os sobre qual a importância ecológica da fotossíntese para todos os seres vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nessa mesma aula o professor pode mostrar aos alunos as células vegetais da cebola. Para montar a lâmina basta pegar uma cebola, retirar uma de suas escamas e, com uma pinça, retirar a película fina que reveste essa escama. Em uma lâmina, coloque tintura de iodo diluída em água e, em seguida, coloque a película da escama da cebola e cubra-a com a lamínula. Coloque a lâmina no microscópio e peça aos alunos que observem e identifiquem as partes das células, desenhando cada uma delas.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola