Whatsapp

Chuva ácida

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Estátua danificada pela chuva ácida.

A chuva ácida é um fenômeno que ocorre no meio ambiente, é causada por resíduos gerados pela queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo, etc. Ela pode causar prejuízos ao longo dos anos, a foto acima mostra uma obra-prima que foi corroída pela chuva ácida. Na agricultura, essa chuva causa estragos em plantações e compromete a safra.

O principal objetivo deste experimento é reproduzir a chuva ácida ocasionada pelo resíduo dióxido de enxofre (SO2). Nesse contexto iremos destacar conceitos da Química Inorgânica como óxidos, indicadores ácido-base, reações químicas, entre outros.

Vamos ao experimento:

Material

- recipiente (de plástico ou vidro transparente) com capacidade para 1 litro
- fita preta (fita adesiva)
- 20g de enxofre (pó amarelo vendido em farmácias)
- suco de repolho roxo (preparar conforme etapa 1)
- 1 colher de sopa

Procedimentos

1. O primeiro passo é preparar o suco de repolho roxo: Macerar (triturar) o repolho roxo junto com um pouco de água. Peneirar o extrato para se obter uma solução. Colocar a solução em um béquer, aquecendo-a logo em seguida.


Solução de repolho roxo

2. Coloque as 20 gramas de enxofre na colher.

3. Dobre a extremidade da colher para que ela se encaixe no recipiente e, com auxílio da fita preta, vede o recipiente de modo que a colher contendo enxofre fique fixa e isolada do ambiente externo.

4. Em razão da solução de repolho roxo estar aquecida, ocorre a queima do Enxofre e consequente formação de uma névoa densa dentro do recipiente.



5. A mudança na coloração da solução de repolho roxo é indício de que houve a produção de ácido sulfúrico dentro do recipiente.

Equações do processo:

S + O2 → SO2               Queima de enxofre (S) e formação de SO2 (óxido de enxofre).

SO2 + ½ O2 → SO3

SO3 + H2O → H2SO4           Produção de ácido sulfúrico.

O indicador ácido-base de repolho roxo muda de cor ao entrar em contato com H2SO4 (ácido sulfúrico).

O processo acima é uma demonstração do que ocorre na natureza. A chuva rica em ácidos, como H2SO4, tem o poder de corroer tudo que ela toca, desde substâncias mais duras (mármore e metais) até frágeis plantas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais! 
Faça seu próprio indicador ácido base

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

 

Artigos Relacionados
Aprenda uma experiência muito interessante sobre solubilidade e reação com formação de precipitado, em que os alunos visualizarão uma chuva de ouro.
Veja aqui uma proposta de experimento que pode ser realizada em uma aula de Química como demonstração dos efeitos da chuva ácida.
Esse experimento consiste na determinação da acidez de uma amostra de suco de limão ou de laranja, que pode ser usada para explicar o conteúdo de Titulação ácido-base.
Por meio desse experimento você poderá demonstrar para seus alunos como ocorre o fenômeno da chuva ácida.
Veja como realizar um experimento de química em sala de aula para testar a força dos ácidos presentes em produtos usados no dia a dia.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola