SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA AOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À VIDA
O professor ao explicar este extenso assunto, deverá procurar transmitir a interação existente entre os diversos elementos que compõem os ecossistemas, passando continuamente da forma inorgânica para a orgânica e vice-versa, promovendo a reciclagem da matéria.
No ciclo do carbono, por exemplo, a forma inorgânica do carbono (CO2) é convertida em orgânica através do fenômeno da fotossíntese nos organismos vegetais (seres produtores), que assimilam o carbono nas moléculas de carboidrato (glicose), posteriormente servindo de alimentos para os seres consumidores (organismos herbívoros e carnívoros).
Já o oxigênio e a molécula de água, substâncias essenciais ao funcionamento de uma célula e de um organismo, devem ser evidenciadas com bastante clareza aos alunos, pois tanto respiração e hidratação, bem como todas as reações orgânicas dependem direta ou indiretamente de um destes elementos.
Alguns minerais como sódio, cálcio e fosfato, também devem ser discutidos em sala de aula. Esses elementos, a partir da decomposição de rochas, são absorvidos por animais e plantas, sendo empregados na estruturação orgânica, por exemplo, na composição do esqueleto, formação de conchas e carapaças.
Além de outros ciclos, como o do nitrogênio, de grande relevância para os seres vivos, pois é um elemento químico que integra as moléculas de aminoácidos e conseqüentemente das proteínas, é também encontrado na molécula de DNA.
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Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola