Whatsapp

Ciclos biogeoquímicos | Sugestão de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Ciclo dos elementos químicos.

SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA AOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À VIDA

O professor ao explicar este extenso assunto, deverá procurar transmitir a interação existente entre os diversos elementos que compõem os ecossistemas, passando continuamente da forma inorgânica para a orgânica e vice-versa, promovendo a reciclagem da matéria.

No ciclo do carbono, por exemplo, a forma inorgânica do carbono (CO2) é convertida em orgânica através do fenômeno da fotossíntese nos organismos vegetais (seres produtores), que assimilam o carbono nas moléculas de carboidrato (glicose), posteriormente servindo de alimentos para os seres consumidores (organismos herbívoros e carnívoros).

Já o oxigênio e a molécula de água, substâncias essenciais ao funcionamento de uma célula e de um organismo, devem ser evidenciadas com bastante clareza aos alunos, pois tanto respiração e hidratação, bem como todas as reações orgânicas dependem direta ou indiretamente de um destes elementos.

Alguns minerais como sódio, cálcio e fosfato, também devem ser discutidos em sala de aula. Esses elementos, a partir da decomposição de rochas, são absorvidos por animais e plantas, sendo empregados na estruturação orgânica, por exemplo, na composição do esqueleto, formação de conchas e carapaças.

Além de outros ciclos, como o do nitrogênio, de grande relevância para os seres vivos, pois é um elemento químico que integra as moléculas de aminoácidos e conseqüentemente das proteínas, é também encontrado na molécula de DNA.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Ecola

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Torne sua aula sobre o ciclo da água mais interessante e proveitosa utilizando o terrário para explicar esse e outros processos ecológicos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola