PUBLICIDADE
A Cinética química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Cinética é uma das mais importantes matérias que compõem o conteúdo programático de Química para o nível médio. Através deste conceito é possível perceber porque reações químicas são surpreendentes, com fatores que podem acelerar, retardar ou modificar os componentes, todos eles fazem de cada processo único.
A velocidade de uma reação é expressa na medida da rapidez com que os reagentes são consumidos e que os produtos são formados. Acompanhe nossa sugestão de como apresentar a Cinética Química em forma de aula experimental.
Comece demonstrando para a turma uma reação rápida e uma lenta:
Vela em combustão: reação lenta. Acenda uma vela e atente a turma para o tempo que a parafina gasta para se consumir (algumas horas).
Papel queimando: reação rápida. Coloque cuidadosamente uma folha de papel para queimar, em poucos segundos ela se consome.
Nestes casos, o material é que determinou o tempo de combustão, o papel queima mais rápido que a parafina.
Existem muitos outros fatores que podem modificar a velocidade de uma reação, vamos citar dois deles: superfície de contato e temperatura.
Superfície de contato
O aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Para demonstrar esse efeito você vai precisar de 2 comprimidos efervescentes (soluto) e dois copos com água (solvente).
- Coloque um comprimido inteiro em um dos copos (copo 1);
- Triture o outro comprimido e coloque no copo 2.
Em qual dos copos, 1 ou 2, o comprimido se dissolve mais rapidamente? A superfície de contato do soluto no copo 2 é maior, devido ao trituramento, isto explica por que este se dilui mais rápido.
Temperatura
Prepare um copo com água quente e outro com água fria. Deposite em ambos uma colher de açúcar e misture, observe a velocidade com que o açúcar irá se consumir.
A Temperatura neste caso vai influenciar a reação, a água quente vai acelerar a dissolução do açúcar, portanto, no copo com água fria o açúcar irá demorar mais a se dissolver.
Por Líria Alves
Graduada em Química