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Círculo de debate

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Círculo de debate – incentivo à leitura e interpretação de texto.

A atividade do “Círculo de debates” é aconselhável para turmas grandes e de alunos enérgicos. Pode ser utilizada em qualquer disciplina, desde que haja um assunto que possa ser discutido.

Primeiramente, o professor divide a sala em grupos de, no máximo, cinco alunos. É importante colocar aqueles alunos que costumam ser esforçados separados dos que são mais dispersos em sala.

Um texto sobre o tema escolhido deve ser selecionado anteriormente pelo professor e indicado para que os alunos leiam na semana anterior ao debate.
No dia do debate os grupos deverão se reunir em círculos na sala e o professor anotará o nome dos integrantes de cada grupo (Grupo 1: Maria, João, Joaquim e Joana).

O círculo de debate funcionará da seguinte forma: o professor, aleatoriamente, escolherá um grupo, que fará uma pergunta sobre o texto para outro grupo. Independentemente de esse último grupo ter respondido, o que perguntou também terá que responder a pergunta feita.

Por exemplo: O tema é: Língua, escrita e fala. O professor elege ou sorteia um início: grupo 2 pergunta ao grupo 7.

O grupo 2 pergunta ao grupo 7: Qual a diferença entre língua e escrita? O grupo 7 responde: Língua é um fato social, é uma convenção de comunicação em uma sociedade. A escrita, da mesma forma, é social e há uma norma padrão que uma determinada comunidade deve seguir quando escreve. O professor passa a pergunta para o grupo 2 que deverá concordar, acrescentar ou discordar com a resposta dada pelo grupo 7. O grupo 2, acrescenta: A forma com que escolho escrever concorda com a linguagem almejada, a qual tem várias funções que varia de acordo com a intenção que o autor deseja passar ao seu leitor (o jornalista escreve em linguagem jornalística com o objetivo de passar a notícia, por exemplo).

Aos alunos que participaram da resposta do grupo 7, o professor marcará participação. Contudo, os alunos do grupo 7 que ainda não participaram ficarão a espera de uma próxima rodada de perguntas e respostas.

O professor deverá dispor de pelo menos duas aulas para que todos os alunos tenham oportunidade de interagir. Esta atividade envolve os alunos, incentiva-os a ler o texto (interpretar), a buscar outras informações sobre o tema, promove a interação entre os alunos e o respeito pelo colega (silêncio quando um colega fala). Além disso, o aluno ficará atento às perguntas e respostas, uma vez que a qualquer momento seu grupo pode ser acionado ou para responder ou para perguntar e responder.

Importante: O professor deve controlar o tempo de fala de cada grupo e também assinalar as contribuições de cada aluno. A nota será dividida por participação do grupo e individual. É fundamental que a resposta tenha embasamento no texto, o aluno pode até mesmo citar a página ou o subtítulo (se houver) referente à argumentação apresentada.

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Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Esnino - Educador - Brasil Escola

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