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Qual será o segredo para um líquido, aparentemente simples, colar os mais variados objetos? Estamos falando da cola que usamos para consertar algo quebrado, elaborar ou enfeitar.
A escola é o lugar onde temos nosso primeiro contato com a cola, quem não se lembra daquelas colagens coloridas de flores, animais, letras do alfabeto, típicas das primeiras séries da educação infantil? Constituíam atividades educativas e ao mesmo tempo divertidas. Para retomar esta atividade da infância, que tal demonstrar em sala algumas colagens, só que agora com uma linguagem mais científica?
Primeiro é preciso saber de onde vem a propriedade da cola, de atrair e aderir: a resposta está na química. Tudo se deve às interações moleculares entre a superfície do material e a cola, que ocorrem durante o processo de colagem, elas permitem a fixação após a secagem. As interações correspondem a ligações químicas entre as moléculas.
Professor, siga algumas dicas de como fazer da cola um conteúdo a ser abordado durante suas aulas de Química:
1. Variedade de colas: tenha à disposição todos os tipos de cola oferecidos pelo mercado: cola branca, cola PVA (Acetato de polivinila), cola de tecido, cola de sapateiro, cola quente, cola instantânea, cola de silicone, etc.
Enfatize para os alunos a importância da escolha correta da cola, a qual depende do material a ser colado. Exemplo: A cola branca é própria para colar papel e não serve para colar sapato, já a cola quente cola borracha, mas não cola tecido, e assim por diante.
2. Providencie alguns materiais a serem colados de acordo com a cola específica, por exemplo, pedaços de pano e cola para tecidos; folhas de papel e cola branca; madeira e cola PVA (Acetato de Polivinila); EVA (Etil Vinil Acetato) e cola quente.
3. Realize a colagem na presença dos alunos destacando as seguintes recomendações:
- Superfície Limpa: por que é fundamental que o local onde a cola vai ser usada esteja isento de sujeiras como poeira, óleos, água? A presença destes contaminantes faz com que a colagem fique prejudicada, as superfícies não mantém um contato perfeito.
- Adição da cola: A cola deve ser espalhada uniformemente sobre toda a superfície, este processo garante uma melhor atração pelo material a ser colado.
- Por último é só aproximar as superfícies e esperar a secagem.
Feito isso, a aula estará aberta para introduzir conceitos sobre Química Orgânica: esclareça aos alunos que a cola PVA e o material EVA se tratam de Polímeros. Como se vê, uma aula simples permite abranger diferentes conteúdos, desde reações químicas até materiais poliméricos.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola