Topo
pesquisar

Combustão na Balança de Pratos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Ao se queimar um papel ou uma palha de aço em uma balança de pratos, é possível visualizar o ganho ou a perda de massa que ocorre na combustão
Ao se queimar um papel ou uma palha de aço em uma balança de pratos, é possível visualizar o ganho ou a perda de massa que ocorre na combustão

Um experimento que pode ser feito em sala de aula, para mostrar uma reação de combustão (porém apenas pelo professor, com os alunos como observadores), é descrito a seguir. Confira os itens necessários:

Material:

  • 1 balança de pratos;
  • Papel;
  • Palha de aço;
  • Caixa de fósforos.

Procedimento:

Coloque em um dos pratos da balança um pedaço de papel; e no outro, os palitos de fósforo até que haja equilíbrio entre eles. A seguir coloque fogo nos palitos e no papel. Peça para que os alunos observem para qual lado a balança pendeu.

Repita o processo, porém, colocando a palha de aço no lugar do papel e peça para os alunos observarem se houve alguma mudança nos resultados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conclusão:

Esse experimento é muito útil para se explicar o processo de descoberta do oxigênio e do que constitui a combustão.

Além disso, ao explicar a teoria do flogístico, que é abordada no texto “Teoria do Flogístico”, esse experimento também pode ser usado; pois nessa teoria acreditava-se que as substâncias que queimam continham flogístico, um princípio comum inflamável. Segundo o criador dessa teoria, George Ernest Stahl (1660-1734), o flogístico era extremamente leve, por isso quando se queimava um metal ele ganhava peso. Os alunos poderão visualizar isso na queima da palha de aço.

Entretanto, conforme os alunos poderão observar na queima do papel, este perde massa quando é queimado. Esse conflito deu o início à queda da teoria do flogístico e ao real conhecimento do que constitui a combustão.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola