Topo
pesquisar

Como calcular a temperatura média

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Em um único dia a temperatura oscila muitas vezes.

Uma interessante atividade que pode ser desenvolvida nas aulas de Geografia é a de calcular a temperatura média de um determinado lugar (país, estado, cidade, etc.), isso, quando o conteúdo estudado for o clima.
Para a realização dessa atividade é preciso que os alunos tomem nota da temperatura média de três dias da semana. Vamos supor que as temperaturas encontradas foram 28°, 32° e 25°C nos referidos dias.

Desse modo, soma-se a temperatura dos três dias 28° + 32° + 25° = 85°, logo após divide o resultado pela quantidade de dias analisados (3), 85°: 3 = 27,1°C.
Esse cálculo pode ser usado também para se conhecer a temperatura média de um único dia. Nesse caso é necessário anotar a temperatura apresentada em diferentes horários do dia, por exemplo: 8 da manhã, 15°C; 10 horas, 22°C; 12 horas, 25°C; 15 horas, 29°C e 17 horas, 31°C; somar as temperaturas apresentadas: 15° + 22° + 25° + 29° + 31° = 122°C; e dividir o resultado pela quantidade de períodos analisados (5): 122°: 5 = 24,4°C. Para identificar a temperatura média de períodos maiores o método é o mesmo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A temperatura média pode ser diária, semanal, mensal ou anual. O cálculo da mesma pode ser efetuado em qualquer ponto da superfície terrestre, a partir da coleta de informações concebidas em períodos regulares de tempo.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola