Há uma atividade muito interessante para ser realizada em sala de aula, a fim de que os alunos memorizem novas palavras que aprenderam em determinada lição!
É muito simples:
1. Escreva as palavras em cartolina de maneira que do quadro os estudantes consigam enxergar. Recorte e passe papel contato ou envolva as tiras em um plástico de maneira que este fique liso.
2. Passe pincel atômico da mesma cor por cima das letras para ficar mais destacado. É interessante que a cartolina também seja de uma só cor, para que os pupilos não consigam identificar as palavras no momento da atividade.
3. Divida a turma por grupos ou entre meninos e meninas. Coloque-os um atrás do outro e passe um risco no chão que demarcará a posição do primeiro da fila.
4. Fixe as palavras no quadro e na altura média dos alunos.
Faça um sorteio entre as palavras que estão no quadro. Se preferir, escreva os termos em pedaços de papel e coloque em uma sacola plástica para o sorteio. O vocábulo sorteado deverá ser dito em voz alta para que os primeiros das duas filas entendam o que foi dito e possam identificá-lo fixo no quadro. Ganha um ponto o grupo que indicar no quadro a palavra dita pelo professor.
Veja um exemplo: O professor diz “hammock”, então, os primeiros da fila deverão identificar a forma escrita deste som no quadro. O aluno que bater a mão em cima da grafia correta ganha o ponto!
Esta atividade é ótima para trabalhar a oralidade e identificar o som e a escrita das novas palavras!
Você pode fazer o mesmo utilizando “figuras” em vez de escrever os vocábulos. Só que desta forma, trabalhará o som e a figura correspondente! É ótima para alunos que ainda não sabem escrever!
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português/Inglês
Equipe Brasil Escola