Como mostrar para os alunos que fração é número

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Fração é um conteúdo matemático que é iniciado aos alunos do 3º ano do ensino fundamental. A introdução desse conteúdo é de grande importância para o decorrer da aprendizagem sobre fração, por isso é preciso que o professor tome muito cuidado ao expor esse conteúdo.

A professora Adriana Gil, do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal EMEF de São Caetano do Sul, propôs a seguinte atividade para os seus alunos:

Montou grupos de 3 alunos e entregou a cada um deles uma caixa contendo círculos, retângulos e quadrados repartidos em partes iguais. No primeiro momento os alunos montaram figuras geométricas utilizando as partes das figuras que estão na caixa. Em seguida, a professora propôs que eles observassem as figuras construídas pelos outros grupos e analisassem se são iguais ou diferentes. Um aluno, quando a professora Adriana Gil aplicou essa etapa da aula, manifestou e disse que o círculo de seu grupo era diferente do outro, pois estava repartido em partes diferentes.

Acredito que nesse momento da aula podem ser trabalhadas com os alunos outras formas geométricas repartidas em partes iguais.

Após algumas aulas trabalhando com os alunos a idéia de fração, a professora avançou um pouco e questionou os alunos: “frações são números?”. Vários alunos se manifestaram. Como as opiniões foram bastante variadas, a professora propôs que a turma fosse dividida em dois grupos, em cada grupo iria conter alunos que achavam que fração era número e alunos que discordavam. Esse momento foi dedicado para que os alunos discutissem entre si e aprendessem a defender as suas idéias.

Em outra aula a professora concluiu a questão: fração é número ou não? Utilizando uma barra de chocolate disse que se repartisse essa barra entre três alunos, cada um ficaria com uma parte que representaria 1/3 da barra toda. 1/3 é uma fração e ao mesmo tempo representa uma quantidade, utilizamos os números para representar quantidades, portanto fração é uma forma de representação numérica. Partindo também da idéia de que: como 1/3 é uma fração e fração representa divisão, podemos dizer que 1/3 é o mesmo que 1 dividido por 3, assim 1/3 é o resultado de uma divisão, essa seria uma das formas de mostrar para os alunos que fração também é número.

Dessa forma, os alunos compreendem que com as frações também é possível somar, diminuir, multiplicar e dividir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Estratégias de Ensino - Matemática - Brasil Escola