PUBLICIDADE
Os filmes infantis estão cada vez mais em voga. Todos os anos são lançados nos cinemas e vídeos novas histórias infantis que estimulam a imaginação das crianças.
Geralmente, os roteiros dos filmes voltados às crianças trazem como estilo literário a fábula: personificação de coisas ou animais e uma moral no fim da história. Logo, a criança que assiste apreende alguns ensinamentos: não sair de casa sem avisar, não falar palavrões, não tratar mal o amigo, cooperar com os outros, ser leal e fiel, dentre muitos outros.
Por que não usufruir desse passatempo de final de semana da criança e trazer para a sala de aula?
Uma vez por mês ou mais, vai depender da turma e avaliação do professor quanto a essa metodologia, o educador propõe para o aluno escrever a sinopse do filme que viu ou de um que gostou de assistir.
Para que haja facilidade na elaboração da sinopse, o professor pode sugerir ao aluno que anote o nome das personagens principais, os momentos mais marcantes e o assunto fundamental que norteia a maioria das ações.
O educador deve, ainda, lembrar-se de reforçar a estrutura da sinopse com os alunos, para que os mesmos fiquem atentos na formulação das idéias: a sinopse não exige a exposição do final da narrativa ao leitor, mas sim a apresentação das ações sucessivas mais interessantes. A intenção da sinopse é estimular o leitor a assistir o filme.
O professor escolherá alguns alunos para ler sua sinopse, logo após todos deverão fixar suas sinopses no mural da sala para que os colegas possam ler e decidir por assistir algumas das sugestões.
Importante: O professor deve estar consciente que a estrutura da sinopse deve ter sido trabalhada em sala primeiramente, e poderá inclusive deixar os modelos de alguns filmes fixados no mural da sala de aula em letras maiores, mais ilustrativas.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola