Whatsapp

Competição dos números racionais

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Sabemos que um número é considerado racional se puder ser representado em forma de fração. Portanto, falar em fração é o mesmo que falar em número racional.

Entre dois números naturais consecutivos existem infinitas frações, por exemplo: entre 2 e 3 existem 21/10, 5/2, 29/10 e assim por diante. Para praticarmos com os alunos a ordem das frações em uma reta numerada, há uma competição muito divertida que faz com que os alunos fiquem a todo o momento envolvidos com a aula.

Essa competição pode receber o nome de: Intercalando racionais.

Objetivo: Relacionar fração com número natural, observando a característica de cada uma delas.

Público alvo: 5º ano ou 6º ano do ensino fundamental.

Tempo estimado para realização completa dessa atividade: 5 a 6 aulas.

Desenvolvimento da competição:

Primeiro momento: divida a turma em duas equipes. Cada equipe deve escolher uma fração que esteja entre os números naturais 0 e 10. Depois de escolher essa fração, o objetivo é descobrir com o menor número de perguntas possíveis, entre quais números naturais consecutivos está a fração que o outro grupo escolheu.
É importante destacar que as perguntas devem ser do tipo: a fração está entre 5 e 9? E as respostas devem “ser: “sim” ou “não”.
A equipe que acertar o intervalo (entre quais números naturais se encontra a fração) ganha um ponto. Se acertar a fração ganha mais um.

Segundo momento: esse segundo momento é uma evolução da competição onde os participantes deverão dar intervalos menores, ou seja, terão que dizer se a fração escolhida estará entre quais outras frações (está entre 1/2 e 3/4?). Essa segunda etapa é um momento de bastante discussão entre eles, pois com certeza cada grupo não irá escolher frações óbvias para dificultar para o outro grupo. Assim, os grupos terão que construir estratégias mais eficientes e com mais embasamentos matemáticos.

Terceiro momento: Depois das estratégias montadas, o professor deve registrá-las e discutir com os alunos o que é valido e o que não é valido. Para auxiliar essa discussão veja alguns pontos que podem ser abordados:
• É mais fácil operar com frações com denominadores 10, 100, 1000,...?
• Tem que identificar em uma reta numerada uma fração com intervalo menor que 1.
• Quantas frações são encontradas em um intervalo de números naturais?
Com essa conversa com os alunos, após a competição, eles irão compreender como identificar a posição de uma fração em uma reta numerada.

Avaliação: para que o professor tenha uma visão melhor de como cada aluno absorveu o conteúdo monte grupos menores e proponha que eles joguem contra você, assim terá uma idéia se realmente compreenderam. Caso tenha ficado alguma dúvida, proponha uma nova competição, mas com grupos menores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Estratégias de Ensino - Matemática - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja uma sugestão de aula sobre números compostos com a utilização de um dominó e conheça todos os processos para a sua aplicação.