Esta atividade pode ser feita com os alunos que estão iniciando a alfabetização até com os que estão terminando o 3º ano do ensino fundamental.
O professor dividirá a sala em três ou quatro grupos, os quais deverão eleger um representante a cada rodada, o qual deverá ir à frente da sala.
O educador soprará no ouvido do participante uma palavra. Então, o infante deverá desenhar no quadro algo relativo ao termo indicado pelo educador.
O grupo do aluno que está desenhando no quadro deverá acertar a palavra correspondente e terá três tentativas e 30 segundos para descobrí-la. Caso não acerte, o próximo grupo terá uma chance para descobrir. Se ainda assim a palavra não for descoberta, o professor contará para a classe qual era o termo e dará continuidade ao jogo.
Se o grupo acertar a primeira palavra terá direito a mais uma. O jogador que estiver a frente não poderá falar nada, tampouco fazer mímicas. O aluno que falar alguma coisa à frente, enquanto estiver desenhando ou depois de desenhar será desclassificado e a chance passará para o próximo grupo.
Da mesma forma, os outros grupos que não estiverem jogando naquele momento não poderão soprar nada para o que estiver jogando, pois será entendido como tentativa de confundir o adversário.
Ganha o grupo que conseguir acertar o maior número de palavras. É importante que o professor escolha termos que estão sendo estudados. Por exemplo: na matéria de inglês, o educador pode escolher os esportes (judo, swimming, volleyball, tennis, soccer, etc.).
Cada vez que um aluno desrespeitar ou desobedecer alguma das regras do jogo, um ponto será descontado do time.
Antes de começar a atividade é importante que o professor explique o objetivo do jogo, esclareça a importância do respeito ao adversário e do trabalho em equipe, a união do grupo em função de um objetivo, a funcionalidade das regras, etc. Para tanto, o educador pode fazer uma analogia com os jogos Pan-americanos, com as olimpíadas, com a violência dos torcedores e suas conseqüências, para que haja uma reflexão sobre o significado de competir.
Essa atividade promove o desenvolvimento das memórias por associação e visual, do vocabulário, do trabalho em equipe, do sentido de respeito e coleguismo, além da verificação de aprendizagem.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola